Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Reserva Natural Vale promove seminário sobre conservação de aves

19/09/2012

Nesta segunda-feira, dia 17, a Reserva Natural Vale promoveu um evento especial para marcar o mês das aves, celebrado em setembro. Programado para ocorrer das 9h às 16h, o seminário "Conservação de Aves" envolverá a realização de diferentes palestras sobre o tema com especialistas no assunto. As inscrições são gratuitas.

Graças à riqueza de espécies de aves que habitam o local, a Reserva Natural Vale é um dos destinos mais procurados por praticantes do chamado birdwatching, atividade que envolve a observação de aves em seu habitat natural. "Abrigamos em nossa área cerca de 380 das 1.832 diferentes espécies de aves do Brasil, número que representa 21% das espécies registradas do país de acordo com dados do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos", declara a analista ambiental da Reserva Natural Vale, Luiza Avelar.

Outro atrativo que faz da Reserva um destino bastante procurado por observadores de aves de diversas partes do mundo é a ocorrência, em sua área, de espécies ameaçadas de extinção, como o mutum-do-sudeste, o crejoá, o papagaio-chauá (também chamado de papagaio-do-espírito-santo), o balança-rabo-canela e o anambé-da-asa-branca. Todas essas espécies estão classificadas como "criticamente em perigo" no Espírito Santo.

"Aqui na Reserva foram registradas populações de algumas espécies que não são mais encontradas ou que são dificilmente observadas em outras áreas, classificadas pela International Union for Conservation of Nature como "em perigo de extinção" em nível global, explica Luiza. Especificamente em relação ao mutum-do-sudeste, cabe destacar ainda que a Reserva Natural Vale abriga a maior e mais bem protegida população da espécie em liberdade.

Período reprodutivo

É a partir de setembro, com o início da primavera, que tem início o período reprodutivo da maioria das espécies de aves brasileiras. Nessa fase, os animais aumentam sua atividade, principalmente nas tarefas relacionadas à construção de ninhos e de procura e conquista de parceiros, o que facilita a visualização de espécimes, seja a partir de sua visualização ou registro do canto.

"A facilidade de ouvir e ver estas aves, raras em outros locais e de grande beleza, faz com que a Reserva seja um destino cada vez mais procurado para esta prática. Alguns observadores vêm com a intenção de ver algumas destas espécies, ou mesmo alguma de canto marcante, como o tropeiro", destaca Luiza.

Ao promover discussões relacionadas ao tema, a Vale busca incentivar e ampliar a prática do birdwatching na Reserva Natural Vale como forma de ampliar o conhecimento sobre os hábitos desses animais, de reforçar a sua importância para a biodiversidade e de conscientizar a população sobre a necessidade de sua conservação para o equilíbrio ecológico.

Conservação das espécies

O bloco de vegetação nativa formado pela Reserva Natural Vale e pela Reserva Biológica de Sooretama (Rebio), área de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - à qual são estendidas as ações de Proteção Ecossistêmica realizadas pela Vale - é considerada a maior entre as 12 Áreas Importantes para Conservação de Aves (IBA, do inglês, Important Bird Area) identificadas para o estado do Espírito Santo, de acordo os critérios da BirdLife International. O título é resultado de um levantamento realizado em 2009 e que constatou que a região concentra espécies de aves ameaçadas de extinção em diferentes categorias. A área que compreende as duas reservas também foi identificada como Área de Endemismo de Aves (EBA, do inglês Endemic Bird Area), com a ocorrência de espécies de distribuição restrita ao bioma Mata Atlântica.

Reserva Natural Vale

A Vale mantém em Linhares, no Norte do Espírito Santo, uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica do país. Com cerca de 23 mil hectares, a Reserva Natural Vale é um dos últimos grandes remanescentes da Mata de Tabuleiro, uma das formações florestais atualmente mais ameaçadas do bioma Mata Atlântica. Pela sua importância no desenvolvimento de metodologias e tecnologias para uso sustentável dos recursos naturais, incentivo e apoio ao desenvolvimento de conhecimento científico e realização de ações para proteção da biodiversidade, a Reserva recebeu da UNESCO, em 2008, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Além da conservação da diversidade biológica, são desenvolvidas na RNV pesquisas científicas de importante repercussão para a sociedade e essenciais para o conhecimento e conservação da Floresta de Tabuleiro. Desde que foi iniciado o processo de aquisição das propriedades que deram origem à Reserva pela Vale, na década de 1950, já foram catalogadas na Reserva mais de 2.700 espécies vegetais, mais de 1.500 morfoespécies de insetos e 111 espécies de mamíferos, além de 66 espécies de anfíbios e 69 de répteis.

A Reserva é aberta ao público. Além de trilhas temáticas, conta também com um Centro de Exposição sobre a Mata Atlântica, além de hotel com total infraestrutura e capacidade para receber grupos em atividades de lazer e para a realização de eventos e cursos.

970

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090