Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Filme Marighella tem sessão grátis na segunda, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca

02/08/2012

Dirigido pela sobrinha de Carlos Marighella, Isa Grinspum Ferraz, o documentário “Marighella” entra em cartaz nas principais cidades, na próxima sexta, dia 10 de agosto. O filme foi exibido em sessões lotadas na última Mostra Internacional de São Paulo e no Festival do Rio de 2011. O documentário conta, também, com uma canção especialmente composta para o filme por Mano Brown, em homenagem a Carlos Marighella.

“Marighella”, é um dos mais detalhados retratos já realizados sobre o militante baiano que, por décadas, combateu a injustiça social brasileira. O longa, que tem narração do ator Lázaro Ramos, retrata Carlos Marighella desde sua juventude na Bahia, seus anos de militância no PCB baiano e nacional, suas prisões na Era Vargas, sua atuação como deputado constituinte, até os violentos anos de repressão militar, quando ele se torna o inimigo público número um da ditadura brasileira, a “caça mais cobiçada”.

Isa, sobrinha de Marighella, teve acesso a um rico material histórico para retratar a vida de seu tio. Desde documentos secretos da CIA até inéditas gravações de rádio feitas por Marighella em Cuba, nos anos 60. “Marighella” traz depoimentos da viúva do líder, Clara Charf, e de vários militantes de esquerda que lutaram a seu lado, além de outras figuras emblemáticas da resistência à opressão militar no Brasil, entre as quais o crítico e escritor Antônio Cândido.

O documentário conta com rico material iconográfico, imagens de arquivo de diversas momentos da história brasileira do século XX, trechos de filmes de ficção e fotos raras da família Marighella. Seus poemas, suas histórias, seus gostos pessoais – tudo comparece para compor um quadro da complexidade desse homem que, tendo passado quase 40 anos na clandestinidade, transformou-se em um mito das esquerdas do Brasil e do exterior.

Todos esses elementos, aliados à condução pessoal da narração, baseada nas lembranças pessoais da sobrinha de Marighella, fazem do filme um registro complexo que intercala fatos históricos com um perfil humano e pessoal do personagem retratado.

SINOPSE

Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido “Manual do Guerrilheiro Urbano”, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira.

Mas quem foi esse homem, mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável? O filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação.

ISA GRISPUM FERRAZ

Nascida em Pernambuco e formada em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, Isa Grinspum Ferraz é roteirista e documentarista. Foi colaboradora de Lina Bo Bardi e, por 13 anos, de Darcy Ribeiro. É conselheira e diretora cultural da Fundação Darcy Ribeiro.

Na área audiovisual, Isa realizou as séries documentais Brasil, Corpo e Alma e Menino, quem foi teu mestre?, exibidos pela Rede Globo; e os médias-metragens Lina Bo Bardi, O milagre do Pão, A Cidade não para e Darcy Ribeiro: um vulcão de ideias, exibidos na TV Cultura. Dirigiu a premiada série O Povo Brasileiro – dez documentários baseados em obra de Darcy Ribeiro – exibida no GNT e na TV Cultura.

Isa coordenou a criação de conteúdos e roteiros do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e a curadoria dos espaços museológicos da Estação Natureza, da USP, e do Museu do Pampa, entre outros. Atualmente, dirige a criação do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, grande museu interativo em Recife.

Em 2006, foi vencedora do Prêmio Cláudia na categoria Cultura e foi escolhida um dos 100 brasileiros mais influentes do ano pela Revista “Isto É”.

Exibição, às 20h, será seguida de debate com a diretora Isa Ferraz e com a viúva de Carlos Marighella, Clara Charf. A repórter Laura Capriglione fará a mediação do encontro.

1306

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090