Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Parque do Ibirapuera terá ação gratuita de saúde

31/07/2012

 No próximo domingo, dia 05 de agosto, profissionais da área realizarão, gratuitamente, testes de glicemia e medição da pressão arterial. O evento acontece das 9h às 15 horas, no Parque do Ibirapuera, durante a Blitz da Saúde Medley. A ação foi desenvolvida como forma de prevenção da hipertensão e diabetes, doenças que não têm cura e que não apresentam sintomas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ambas fazem parte da lista de doenças que mais matam no país. A hipertensão ocupa o quinto lugar, sendo que nos últimos dez anos teve um aumento de 87% no número de casos. O diabetes está em quarto lugar, tendo aumentado 54% no mesmo período.
“Com essa iniciativa pretendemos alertar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde e prevenir algumas doenças através de exames simples e rápidos”, explica José Gravallos, diretor da unidade Genéricos da Medley.
Quem participa da ação recebe uma ficha com os resultados dos testes realizados. “Minha pressão deu alta agora, mas estou satisfeita porque esse evento cuida da saúde da gente e sei que preciso tomar o medicamento”, contou a doméstica de 54 anos, Maria Lúcia da Cruz, após receber o diagnóstico na ação de Belo Horizonte, Minas Gerais.
Após a realização dos exames, acontece também o Bate Papo da Saúde Medley, palestra rápida ministrada por farmacêutico da empresa para esclarecer dúvidas da população referentes aos medicamentos genéricos.
A ação Blitz da Saúde faz parte das comemorações do Dia Nacional do Medicamento Genérico, que tiveram início em maio. Oito cidades do país já receberam o evento: São Paulo/SP, Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, Campos do Jordão/SP, São Gonçalo/RJ, Rio de Janeiro / RJ, Londrina/PR e Belo Horizonte/MG.
Hipertensão
Conhecida popularmente como “pressão alta”, a doença é muito comum e acontece quando o coração passa a bombear o sangue mais forte, causando problemas nas artérias. Sedentarismo e obesidade são as causas mais frequentes, porém fatores genéticos também devem ser considerados.
De acordo com a Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso, a hipertensão é uma doença democrática, pois pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Por isso, é necessário que a pressão arterial seja medida, pelo menos, duas vezes ao ano.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 25% da população brasileira é hipertensa, sendo mais de 50% das pessoas pertencentes a terceira idade. Outro número preocupante é que, cada vez mais, crianças e adolescentes estão desenvolvendo a doença. Estima-se que 5% dos jovens brasileiros são portadores.
As recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia são: medir a pressão arterial regularmente; ter uma alimentação saudável e praticar atividade física; seguir as orientações do médico, pois elas contribuem para o controle da pressão arterial e para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.
Diabetes
A partir de um distúrbio no organismo, o pâncreas passa a não produzir insulina, substância fundamental para metabolizar o açúcar dos alimentos que ingerimos diariamente. Existem três tipos de diabetes: tipo 1 (conhecida também como Melitus), tipo 2 e diabetes gestacional.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 12% da população brasileira possui essa desordem no metabolismo. Estima-se, também, que o diabetes mate uma pessoa a cada 8 segundos. A mesma pesquisa revelou que as estimativas da doença não são boas, pois o número de portadores deve dobrar até 2030. Embora a incidência seja maior em mulheres, esse quadro vem mudando ao longo dos anos. Em 2011, por exemplo, houve um crescimento de 5,2 % dos casos em homens.
“Essa ação é de utilidade pública, importantíssima, principalmente para os homens, que não se cuidam”, afirma o empresário Celso Chapinotte, 55 anos, que participou da Blitz da Saúde em Belo Horizonte, Minas Gerais.
É importante salientar que o exame é simples e fundamental para o diagnóstico, pois se a doença não for descoberta e tratada corretamente pode ocasionar cegueira, insuficiência renal e amputação dos membros inferiores.
Genéricos
O mercado de medicamentos genéricos no Brasil não para de crescer. O primeiro trimestre de 2012 marcou um novo recorde para as vendas dos genéricos que atingiram 25,4% de participação de mercado, segundo dados da Pró Genéricos.
Em vigência no país desde 1999 (lei 9787), os genéricos permitem acesso da população a tratamentos com um custo de, pelo menos, 35% a menos que os medicamentos de referência, aqueles que, durante 10 anos, foram protegidos pela lei de patentes. Ao todo, cerca de 400 princípios ativos já estão registrados como genéricos no Brasil, e mais de 16 mil diferentes medicamentos baseados nessas substâncias já foram lançados.
“O mercado de genéricos continua em franca expansão e, sem dúvida, tem auxiliado no acesso a saúde de milhões de brasileiros. Queremos aproveitar essa data simbólica para relembrar a importância desses medicamentos na vida das pessoas, e reiterar a qualidade e eficácia dos genéricos”, reforça Gravallos.
897

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090