A Siemens, maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, resolveu apostar em uma nova plataforma para promover determinadas competências dos seus trainees e instigar a mudança dos hábitos de sustentabilidade dos seus gestores visando mudanças de comportamento duradouras: requisitou à Aennova – empresa de destaque no segmento de gamefication –, um projeto, desenvolvido com a colaboração de 10 trainees da Siemens, que consistia no desenvolvimento de um social game 4 learning e tinha como objetivo o desenvolvimento de competências de liderança dos trainees, tendo a sustentabilidade como pano de fundo para o game.
No game – denominado de Green City e estruturado como se fosse uma rede social, 230 gestores passaram por uma experiência onde diariamente recebiam desafios que os motivavam a promover os hábitos de sustentabilidade a fim de gerar um comportamento sustentável. “Embora o jogo fosse virtual, os participantes promoviam mudanças no Green City por meio de ações reais”, comenta Lena Ikejiri de Medeiros, gerente de Desenvolvimento de RH. À medida que realizavam tarefas na “vida real”, os habitantes da cidade registravam o cumprimento delas no próprio game.
Todos os gestores da Siemens do Brasil receberam o convite para participar do game. “A adesão era voluntária e, entre os desafios dados aos trainees, estava justamente a busca pelo engajamento desses líderes, contribuindo para desenvolver as competências de liderança, como a colaboração e influência”, acrescenta Luciana Kawakami Costa, do RH da Siemens. Quanto maior o número de pessoas participando, melhores eram os resultados na cidade virtual, que aos poucos ia se tornando menos poluída, com melhor trânsito etc. O sucesso do game e os objetivos alcançados foram tão significativos que o programa deve ser retornado em breve.
E como foi a receptividade? Sustentado por um programa de comunicação bem interessante, logo no início muitas pessoas se inscreveram e a participação foi muito efetiva. Foi criada uma área de suporte para sanar possíveis dúvidas e dificuldades e logo feedbacks positivos surgiram: “Estou mobilizando toda a minha equipe para visualizar os desafios diários”; “Todos aqui na minha área estão cumprindo as tarefas propostas pelo jogo e quando posto isso em nossa rede social, estou falando sério! Realmente estamos fazendo!” disse o gestor empolgado com a iniciativa da Siemens em abordar o tema sustentabilidade de uma “maneira divertida, interessante e inovadora”.
“Nos jogos com os melhores designs, nossa experiência humana é otimizada: nós temos trabalhos importantes para fazer, estamos cercados de potenciais colaboradores, e aprendemos rapidamente e em um ambiente de baixo risco”, explica o presidente da Aennova, Sunami Chun. A empresa constrói ambientes digitais interativos que permitem a participação ativa do colaborador na construção do conhecimento, utilizando situações de tomada de decisão em que se aprende fazendo.
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