Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Cidade do Conhecimento da USP debate uso de "Moedas Criativas"

24/04/2012

A Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) vai realizar do dia 29 de abril a 1º de maio, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o evento “Moedas Criativas – Fronteiras do Valor na Iconomia”. De acordo com Gilson Schwartz, professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA), líder dos grupos de pesquisa da Cidade do Conhecimento e idealizador do projeto, o objetivo do debate entre especialistas no assunto e o público em geral é “estimular novos modos de usar, compartilhar, distribuir e organizar a produção de riquezas, tanto materiais como imateriais”.

Nas sociedades mais antigas, os homens já realizavam “escambos” com moedas criativas (durante séculos, conchas foram utilizadas como moeda no continente africano, por exemplo). Para a sociedade atual, o que o projeto da USP propõe é algo similar: moedas no formato digital, tornando-as tão eletrônicas quanto o e-mail. “A circulação desse dinheiro criativo totalmente digital poderá animar empresas, cidadãos, governos e associações a mudar o mundo ‘brincando’ de valorizar ações que se traduzem em aprendizagem, solução de problemas e progressos”, acredita Schwartz, que para este projeto conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De certa forma, ele também compara a proposta aos já conhecidos programas de milhagens, onde os clientes inscritos acumulam pontos e depois podem trocá-los por bens ou serviços. No mundo das Moedas Criativas, o que a pessoa ganha pelo o que oferece poderá depois ser trocado por outras coisas que também são oferecidas dentro deste universo. “Basta ter uma ideia bacana, que se aplica a este conceito”, diz o professor.

Para o evento, o público pode inscrever projetos que atendam essa premissa. Eles serão apresentados e avaliados por um júri especial (o jornalista Marcelo Tas é um dos jurados convidados), no último dia (1º/5). Depois, com a ajuda da Cidade do Conhecimento, os que forem aprovados poderão ser colocados em prática. Os interessados podem inscrever seus projetos gratuitamente até o dia 25 de abril no site do evento, onde o público também pode conferir toda a programação.

Nos dois primeiros dias, 29 e 30 de abril, especialistas no assunto - entre professores da USP e de outras universidades, advogados e jornalistas - vão debater o tema sob vários aspectos. Para participar, o público também pode se inscrever gratuitamente pelo site. O auditório tem capacidade para até 150 pessoas por dia. Mas quem não puder participar fisicamente, poderá acompanhar tudo, ao vivo, pela internet.

732

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090