Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Vale celebra o lançamento do livro Minas Gerais

23/04/2012

 A Vale e a Fundação Vale, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, lançou na sexta-feira (20) o livro-catálogo Minas Gerais, da Editora UFMG. O evento aconteceu no Memorial Minas Gerais - Vale, cuja pesquisa multidisciplinar de curadoria serviu de base para a construção do conteúdo da publicação.

O livro-catálogo, organizado por Gringo Cardia, curador e museógrafo do Memorial e pelos historiadores Heloísa Maria Murgel Starling, Sandra Regina Goulart Almeida e Bruno Viveiros Martins, sintetiza o resultado do trabalho de 60 consultores temáticos em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. 

O volume traz textos inéditos que trazem a marca de Minas Gerais, quer seja através de sua história, de seus personagens ilustres ou de sua produção artística, cultural e política.  Relembra personalidades que desde o século XVII ajudaram a construir não apenas a história e a cultura mineiras como também a memória e a identidade de todo o país. Entre eles, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Milton Nascimento, Ronaldo Fraga e Sebastião Salgado.

"O livro Minas Gerais é uma extensão do projeto Memorial Minas Gerais - Vale e uma reafirmação de nossa crença de que investir na preservação de nossa história e na valorização da nossa cultura contribui para entendermos melhor quem somos e para onde vamos", afirma o diretor da Fundação Vale, Ricardo Piquet. A Fundação destinará exemplares da obra para bibliotecas públicas mineiras.

Memorial Minas Gerais - Vale

O Memorial, resultado da parceria entre a Vale e o governo de Minas, fica no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, originalmente denominada Secretaria das Finanças no século XIX. A atração integra o Cicuito Cultural Praça da Liberdade, uma iniciativa pioneira que constitui um complexo de equipamentos dedicados à arte, à cultura e à ciência em Belo Horizonte.

O onceito do espaço foi pensado a partir de três eixos principais:  a Minas Imemorial, com toda a riqueza do passado e o legado histórico mais impressionante do Brasil; a Minas Polifônica, com todas as várias culturas, as várias linguagens, os vários tempos, os vários níveis de realidade e tudo aquilo que atravessa essa diversidade, possibilitando o diálogo entre elas; e a Minas Visionária, mostrando o estado que se projeta para o futuro com suas vanguardas, modernismos e contemporaneidades.

Caracterizado como museu de experiência, o Memorial instiga o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros, do século XVIII ao momento atual, de uma forma diferente e interativa. Personagens ilustres, vilas barrocas, grandes autores, cidadãos comuns, moda, comida típica e até o futebol estão representados nas 31 salas que compõem o equipamento. Em todas elas, a tecnologia é utilizada em conjunto com objetos e cenários tradicionais para criar um espaço rico e futurista, que ressalta as experiências propostas pelo espaço.

No terceiro pavimento do Memorial a história de Minas Gerais conecta-se à história da mineração no Brasil, e é onde está localizada a Sala Vale. O estado, berço de tanta história e cultura, é também berço da Vale, que nasceu no Vale do Rio Doce, e onde a Fundação Vale está presente há quatro décadas.

A Vale e a cultura mineira

O Memorial Minas Gerais é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos terriórios onde a Vale atua.

Em Minas, a Fundação desenvolve também o programa Trem da Vale, um conjunto de atividades educativas e culturais voltadas ao reconhecimento e à valorização das tradições mineiras e do patrimônio cultural e natural da região entre Ouro Preto e Mariana. O programa é executado por especialistas em arquitetura, comunicação, história, educação, audiovisual e museologia, entre outras áreas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentado do turismo local, por meio da educação patrimonial. Essas ações incentivam a leitura, o patrimônio e o resgate da cultura oral, procurando despertar a população para o fato de que preservação e desenvolvimento caminham juntos.

A Vale está presente no Circuito Cultural Praça da Liberdade desde 2010, quando foi inaugurado o Memorial Minas Gerais - Vale, e há outros 20 anos como patrocinadora da Praça da Liberdade. A empresa apoia ainda outras iniciativas culturais de grande relevância para o Estado, como o projeto Sempre Um Papo, os grupos Ponto de Partida e Giramundo, além da Orquestra Filarmônica de Minas e do Museu de Artes e Ofícios, espaço instalado na capital que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil.

Desde abril de 2012, a Vale é a patrocinadora master do complexo museológico Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG). Os recursos, da ordem de R$ 4 milhões, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, terão como principal foco as políticas comuns de educação ambiental, inclusão social e a sustentabilidade.  

883

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090