Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Parceria entre MEC e Instituto Unibanco impactará no nível de qualidade do Ensino Médio

15/02/2012

Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Piauí, unidades da Federação que participam do programa Ensino Médio Inovador, do Governo Federal, também irão integrar o Projeto Jovem de Futuro, que é uma iniciativa do Instituto Unibanco. Estes estados vão receber apoio técnico para qualificar a gestão do ensino médio. Um termo de cooperação técnica, assinado nesta terça-feira, 14, entre o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Unibanco, garante a parceria.

O objetivo do convênio é contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade no ensino médio, em especial o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos sistemas estaduais de ensino e ajudar a construir uma perspectiva de futuro para os jovens de todo o Brasil.

Nesses Estados, as escolas contempladas pelo projeto nomeado Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro receberão recursos financeiros, apoio técnico, por meio de uma supervisão intensiva, além de capacitação para transformar os investimentos em resultados escolares como, por exemplos, a melhoria do desempenho e a redução da evasão escolar.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o índice de evasão no ensino médio é muito grande e os governos da União e dos Estados precisam ampliar as parcerias em busca de soluções para o problema. Desde 2009, quando foi instituído o Ensino Médio Inovador, o MEC repassa recursos para que as secretarias estaduais de educação reestruturem os currículos e aumentem progressivamente o número de horas de aula anuais.

Para Mercadante, além de buscar mecanismos que estimulem a permanência dos jovens na escola, é preciso modificar a estrutura do currículo, para que ela seja mais criativa, acolhedora e motivadora. “A escola tem que se modernizar, buscar entender um pouco a juventude, essa inquietação, essa vontade de participar”, explicou. Então, diz o ministro, o Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro “são para nós um caminho bastante importante para avaliar essas metodologias.”

Entre 2012 e 2016, estima-se que mais de 2,8 milhões de jovens, de 4.125 escolas de ensino médio serão beneficiados pela cooperação entre Governo Federal, Estados e o Instituto Unibanco.

Formação – Segundo a superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel, o foco do projeto é a formação de quadros técnicos dos sistemas de ensino e das escolas. Nos sistemas de ensino, o projeto vai capacitar supervisores, acompanhar as atividades planejadas pelas escolas, com monitoramentos e avaliações anuais. As escolas inseridas no projeto Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro receberão curso de gestão escolar para resultados.

 

 

860

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090