Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Acordo assinado entre Anpei e Câmara Brasil-Alemanha deve incentivar pequenas empresas

19/12/2011

 Com o propósito de fortalecer a capacidade inovadora, sobretudo das pequenas e médias empresas, foi assinado no dia 16 de dezembro, em São Paulo, um acordo de cooperação entre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e a Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. “A estratégia na área de inovação da Câmara Brasil-Alemanha complementa a da Anpei, pois entendemos, todos nós, que inovação é hoje fator decisivo para a competitividade das empresas de forma geral”, afirmou o secretário-executivo da Anpei, Naldo Dantas, durante a solenidade de assinatura da parceria. “Inovação é questão de sobrevivência”, completou Weber Porto, presidente da Câmara Brasil-Alemanha.

No mesmo ato, a Câmara Brasil-Alemanha também firmou um acordo, de propósito semelhante, com a ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. De forma prática, a parceria envolve cursos, capacitação empresarial e de empreendedores com foco em inovação e missões assistidas a centros de tecnologia e negócios na Alemanha.

No calendário de atividades de 2012, organizado pelo Comitê de Inovação e Tecnologia (CIT) da Câmara, já estão previstos workshops e cursos sobre temas relativos à inovação e capacitação empresarial para essa área e que já foram concebidos pelas duas entidades. A intenção com os acordos é priorizar ações nos setores de automação, autopeças, petróleo, energias renováveis e tecnologia médica e hospitalar. “As PME´s no Brasil são muitas vezes fornecedoras de grandes empresas. Elas também precisam impulsos para se desenvolver, evitando gargalos que poderão gerar no futuro, sérios problemas para o País”, explicou Wilson Bricio, Coordenador do CIT e presidente da ZF para a América do Sul.

Após a solenidade das assinaturas dos acordos, o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Carlos Américo Pacheco, proferiu a palestra “Cenário e Perspectivas da Inovação no Brasil”, na qual foram reforçados os conceitos que motivaram a iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha de promover as parcerias. Segundo o professor Pacheco, atualmente “a agenda de produtividade e competitividade é obrigatória para o Brasil e, nesse sentido, a inovação é um imperativo. O principal componente para o aumento da competitividade das empresas brasileiras é hoje a inovação”, disse o palestrante.

O professor Pacheco lembrou ainda uma recente pesquisa que confirma essa urgência em se ter mais inovação na indústria brasileira. “Segundo a percepção das grandes empresas nacionais, nada menos que 40% do aumento futuro da produtividade depende de inovação. Ela é hoje crucial para o desenvolvimento do País. O Brasil não conseguirá manter o ritmo do aumento na renda verificado nos últimos anos sem um crescimento na produtividade. E a produtividade está diretamente ligada à nossa capacidade de inovar”, concluiu o reitor do ITA.

1047

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090