Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Comércio de Varginha será revitalizado

04/11/2011

 O Sebrae-MG criou o Projeto de Desenvolvimento do Comércio e Serviços de Varginha, com o objetivo de auxiliar empresários varginhenses na organização e na melhoria dos negócios. 

Desde o início de 2011, 18 empresas participam deste projeto, que conta com a parceria da ACIV (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha), SINDVAR (Sindicato do Comércio Varejista de Varginha) e Prefeitura Municipal de Varginha.
 
Para melhor auxiliar os empresários no desenvolvimento do negócio, o Sebrae-MG realizou várias ações. O Diagnóstico Empresarial, por exemplo, foi feito com o intuito de definir o perfil das empresas do centro comercial de Varginha. 
Houve também a Missão Empresarial à Curitiba para conhecer a Rua Riachuelo, Paço da Liberdade, locais onde foram feitas revitalizações no comércio. O objetivo foi trazer para Varginha mudanças positivas conquistadas com a revitalização em Curitiba. Além disso, os empresários fizeram o curso de Indicadores de Gestão para aprimorarem a qualidade de seus empreendimentos.
 
Uma das principais ações até agora foi o Diagnóstico Geral de Gestão que tem como objetivo avaliar o modelo de gestão e a demanda de capacitação das empresas. O consultor do Sebrae-MG, João Batista, finalizou o diagnóstico e apontou pontos fortes e oportunidades de melhoria nos negócios.
 
“O comércio de Varginha é extremamente dinâmico e competitivo. Com o diagnóstico pode-se identificar os pontos de melhoria que as empresas precisam trabalhar para se tornarem mais sustentáveis e competitivas no mercado”, afirma João Batista. O resultado do diagnóstico já foi dado aos empresários, que estão otimistas com o projeto.
 
A infraestrutura de algumas ruas dos estabelecimentos envolvidos está sendo analisada pelo consultor Júlio Riccio, que até o final do ano apresentará aos empresários e à prefeitura as soluções, melhorias e mudanças que devem ser feitas nos layouts, fachadas e merchandising visual dos pontos de vendas.
 
Outra forma de avaliar as 18 empresas participantes é pelo sistema do cliente oculto. Esse é um sistema de avaliação qualitativa utilizado pelo Sebrae que coloca pesquisadores não identificados no papel de clientes. O principal objetivo é verificar a satisfação do cliente ao adquirir um produto ou serviço, buscando o aperfeiçoamento da qualidade do atendimento, do ambiente e do visual do estabelecimento.
 
Até o final do ano os participantes do Projeto do Comercio estarão no Encontro de Empresários e Empreendedores, no dia 16/11 em Varginha. O principal assunto debatido será a forma de usar a inovação para se destacar num mercado cada vez mais competitivo.
 
773

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090