Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

DHL se prepara para o aumento da demanda de medicamentos genéricos

20/09/2011

A DHL Global Forwarding, a empresa de logística líder no mundo, anuncia que continua aumentando sua oferta de serviços para a área de LifeSciences & Healthcare, a fim de acompanhar o crescimento previsto no consumo de medicamentos genéricos na América Latina. O mercado farmacêutico latino-americano é um dos mercados em mais rápido desenvolvimento no mundo. À luz dos recentes esforços realizados pelos governos latino-americanos para prover a seus cidadãos amplo acesso aos cuidados médicos, além de um aumento na população de 65 anos ou mais, o uso de medicamentos genéricos tem crescido, exponencialmente, em toda a região. A perda de várias patentes de medicamentos populares também influenciou no aumento da demanda de fármacos genéricos.

O consumo de medicamentos genéricos está crescendo a ritmos diferentes em toda a região, especialmente no Brasil e no México, os maiores mercados farmacêuticos da América Latina, seguidos por Argentina, Colômbia e Peru. No Brasil, os medicamentos genéricos representam 20 por cento do mercado farmacêutico do país. “E vai aumentar sensivelmente, uma vez que as grandes empresas multinacionais, por perderem as patentes, adotaram a estratégia de adquirir os pequenos laboratórios fabricantes de genéricos, de modo a manter um portfólio forte e diversificado”, afirma Patrícia Starling, BD manager for LifeSciences & Healthcare in
DHL Global Forwarding Brazil.

"Temos visto clientes na indústria farmacêutica que, quando possível, deixam de solicitar a opção de transporte aéreo padrão para usar nosso serviço de embarque marítimo," disse Marco Quirós, diretor de Desenvolvimento de Negócios e chefe regional de LifeSciences e Produtos Químicos da DHL Global Forwarding. "Esta mudança é impulsionada, em parte, pelo aumento dos custos de combustível e pelos benefícios ambientais do transporte marítimo, que gera menos emissões de CO2".

Para atender às necessidades específicas dos produtos farmacêuticos, a DHL Global Forwarding oferece soluções de cold-chain para transportes aéreos e marítimos, assim como transportes terrestres, com inovadores materiais de embalagem e procedimentos para ajudar a manter o intervalo de temperatura e a integridade do produto. A empresa oferece também a gestão do transporte; visibilidade e acompanhamento dos embarques; curtos prazos de entrega e manipulação especializada, a cargo de profissionais com experiência na área. Nosso produto de transporte marítimo garante segurança personalizada por intermédio da tecnologia GPS, e dispositivos de redes móveis ou por satélites, para satisfazer as exigências de maior segurança dos clientes.

De um modo geral, quando os medicamentos perdem a proteção de sua patente, os genéricos entram no mercado como uma alternativa. Nos próximos anos, várias patentes de medicamentos de marca expirarão, a menos que as datas de exclusividade sejam prolongadas. Neste sentido, fabricantes que esperam pelo vencimento das patentes precisam de um parceiro logístico que possibilite o imediato lançamento de seu genérico no mercado. Para fornecer os serviços necessários para estes fabricantes, a DHL implantou soluções para lidar com o rápido tempo de resposta e todos os desafios especiais que enfrentam para fornecer medicamentos, desde armazenamento, flexibilidade, segurança, requisitos normativos e armazenagem com múltiplas temperaturas, entre outros.

Transporte marítimo permite economizar custos, mas não é adequado para o envio de todos os tipos de produtos, incluindo aqueles que têm curta vida útil ou exigem entregas rápidas. É uma boa alternativa para os produtos semi-acabados, comprimidos ou princípios farmacêuticos ativos, os produtos químicos utilizados na preparação de medicamentos.

A DHL Global Forwarding conta, atualmente, com mais de 20 centros de excelência de LifeSciences, em todo o mundo e está prevista a abertura de cerca de outros 10 centros até o final de 2011. Os centros são projetados para fornecer um ambiente com controle de qualidade específico para a remessa de produtos farmacêuticos, de biotecnologia e dispositivos médicos. Nos últimos meses, centenas de funcionários da América Latina participaram de sessões de treinamento e capacitação em LifeSciences para entender melhor as necessidades dos clientes, as tendências e as boas práticas de distribuição dentro da indústria. Alguns clientes selecionados também participaram de workshops para transmitir suas percepções e ajudar a avaliar as necessidades do segmento.

818

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090