Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Holcim Brasil anuncia expansão da fábrica de cimentos em Barroso

24/08/2011

A Holcim Brasil, quinta maior fabricante de cimentos no País, anuncia hoje o projeto de expansão da sua fábrica localizada na cidade de Barroso. Cerca de US$ 800 milhões (R$ 1,45 bilhão) serão investidos na unidade para ampliar sua capacidade de produção de 1,2 milhões de toneladas de cimento por ano para 3,6 milhões de toneladas/ano.

“A decisão de investir no Brasil tem o objetivo de atender o forte crescimento do mercado interno, que deve manter esse ritmo pelos próximos 4 anos”, afirma Otmar Huebscher, presidente da Holcim Brasil. “A escolha por Barroso se deve à localização estratégica do município, que abriga uma das principais operações da Holcim no País. Para a comunidade barroense, a expansão da fábrica trará desenvolvimento socioeconômico ao gerar cerca de 2 mil empregos durante a obra e 100 após entrar em operação, além de recursos e oportunidades para o comércio, e a indústria local.”

A fábrica da Holcim está localizada na região de Campo das Vertentes, distante 208 quilômetros de Belo Horizonte, à margem da rodovia BR-265 e próxima de São João Del Rey, Tiradentes, Barbacena - onde funciona um terminal de distribuição, e Juiz de Fora, onde possui um depósito. A localização é estratégica, pois garante acesso aos principais mercados do País (515 quilômetros de São Paulo e a 286 quilômetros do Rio de Janeiro), proporcionando à empresa mais facilidade para a distribuição dos produtos.

O projeto de expansão da fábrica em Barroso prevê a compra e instalação de modernos equipamentos. Entre os destaques estão: a construção de um novo forno de clínquer (mistura básica aquecida de calcário e argila que dá origem ao cimento) que aumentará a capacidade de atuais 2 mil toneladas/dia para 6,5 mil toneladas/dia. Para chegar nessa capacidade, também será montada uma nova moagem, que abrigará o um moinho de cimento, com capacidade de 450 toneladas/hora contra as atuais 180 toneladas/hora. Além disso, novos controles ambientais de última geração serão instalados para garantir a manutenção dos baixos índices de emissões da unidade que, atualmente, são mais baixos que o exigido pela legislação brasileira.

A nova linha de produção será instalada ao lado da atual fábrica e uma nova jazida de calcário será aberta a 7,3 km da planta para suprir a produção. A previsão da empresa é obter a licença prévia e de instalação ainda este ano e dar início às obras em janeiro de 2012. A expectativa de início da operação é de julho de 2014.

“A modernização das instalações da fábrica de Barroso levam em consideração o compromisso que a Holcim tem com a sustentabilidade. As novas tecnologias que serão empregadas, adequando os sistemas de controles ambientais para o novo porte da operação e permitindo ampliar em até três vezes a capacidade de produção, gerando o mínimo impacto no meio ambiente”, comenta Otmar Huebscher. “Nossa relação com a comunidade de Barroso já existe a 15 anos, desde que adquirimos unidade que pertencia ao Grupo Paraíso. A fábrica acaba de completar 56 anos, o que só aumenta nossa responsabilidade com o município e, com o projeto. Nosso desejo é que a expansão seja um motivo de comemoração para o barrosense.”

Holcim em Barroso
A fábrica de cimentos em Barroso foi inaugurada pela Companhia de Cimento Portland Paraíso, em 1955, e foi adquirida pela Holcim, em 1996. Desde então, ocorreram mudanças em todas as áreas da empresa. A Holcim introduziu tecnologias de produção de padrão internacional, com ênfase na busca contínua pela excelência e por métodos modernos de produção. Um exemplo foi a modernização dos sistemas de filtros e do controle de emissões.

Na unidade de Barroso são produzidos, especificamente, os cimentos CPll-E-32, CPlll-32-RS e CPlll-40-RS, que abastecem o mercado varejista e concreteiras de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A Holcim é a maior arrecadadora do município de Barroso, responsável por 70% do total arrecadado, e a terceira maior empregadora - com 198 colaboradores diretos e 285 indiretos -, ficando atrás somente da prefeitura e do comércio locais.

Produção Sustentável
A Holcim foi listada por sete vezes consecutivas no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. No Brasil, a empresa apresenta um dos menores índices de emissões entre as unidades do Grupo no mundo. A Holcim também foi pioneira na divulgação do conceito “construção sustentável” no País e a precursora do setor cimenteiro nacional na publicação do relatório de sustentabilidade desde 2003.

A Holcim também foi a primeira cimenteira a obter as certificações ISO 9001 de Gestão de qualidade e ISO 14001 de Gestão Ambiental no País e trabalha fazendo o uso racional de recursos minerais - como o reuso de água, entre outros cuidados em seu processo industrial.

A produção dos cimentos Holcim utiliza a técnica do coprocessamento, por meio da qual resíduos industriais diversos são transformados em combustível e matéria-prima. A empresa ainda faz uso da escória na produção. Descartada pela indústria siderúrgica, a escória é muito eficaz como matéria-prima para o cimento, substituindo parte do calcário e da rocha, sem perder a qualidade final do produto.

Potentes filtros de manga e eletrostático filtram as emissões da fábrica, mantendo-as abaixo do índice determinado pela legislação brasileira.

4008

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090