Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

Linha de tintas automotivas da BASF à base de água completa 25 anos

11/08/2011

O negócio de tintas da BASF está comemorando mais um aniversário. Há 25 anos, em Würzburg, Alemanha, a empresa se tornou a primeira indústria a produzir tintas automotivas (basecoats) à base de água. Alguns meses após o lançamento, os primeiros carros foram revestidos com essa tecnologia inovadora na linha de montagem de uma fábrica da Opel, subsidiária alemã da General Motors. Para celebrar a ocasião, a BASF criou uma cor em comemoração à data, que demonstra os avanços após 25 anos da introdução dessa tecnologia.

“Estamos orgulhosos pelo pioneirismo e liderança tecnológica na área de tintas automotivas à base de água. Nessa área, combinamos competência e anos de experiência com tecnologias ambientalmente corretas, sempre considerando cores e design”, afirma o Dr. Alexander Haunschild, responsável pelo negócio de tintas automotivas para peças originais de veículos (OEM) na Europa.

Somente em 2011, cerca de 35 milhões de veículos serão produzidos globalmente com tintas à base de água, e a tendência é que o segmento continue em ascensão. Os mercados, especialmente na Europa e na Ásia, também estão aderindo aos produtos ambientalmente corretos. Enquanto em 1997 a taxa de utilização de sistemas de tinta base água era de 20% em todo o mundo, hoje ela saltou para cerca de 50%. E a expectativa é que este índice aumente para 65%, até 2015. A BASF tem trabalhado incessantemente tanto no aprimoramento da tecnologia, quanto em inovações de cores à base de água.


Criada a cor de aniversário

Os projetistas do negócio de tintas da BASF na Europa, Mark Gutjahr e Corinna Sy, desenvolveram uma nova cor para celebrar o aniversário: uma XFine® em ouro metálico (Golden Quarterfine). As cores da linha XFine® são uma inovação da BASF em tecnologia à base de água.

Graças a uma formula inovadora, partículas finíssimas de alumínio são dispostas lado a lado horizontalmente, causando um efeito espelhado na carroceria. “Esse efeito produz contrastes fortes e destaca, de maneira exclusiva, os contornos da carroceria do carro”, explica Gutjahr. Segundo o profissional, essas propriedades proporcionam à cor comemorativa seu efeito requintado. Além disso, o ouro simboliza uma tendência para as cores do segmento automotivo no futuro.


Tintas automotivas à base de água reduzem o impacto ambiental


O uso de tintas automotivas base d’água produzidas pela BASF ao longo dos últimos 25 anos, representa uma economia de mais de 150 mil toneladas de solventes, apenas na Alemanha. Com essa tecnologia, a maior parte dos solventes orgânicos presentes nas tintas à base solvente é substituída por água. Esse impacto ambiental, consideravelmente menor, representa uma enorme vantagem competitiva.

Em 2009, a BASF investiu 21 milhões de euros para expandir a capacidade de sua unidade de Würzburg, a fim de atender à crescente demanda do negócio de tintas automotivas à base de água na Europa.


Processo Integrado II é o padrão de aplicação do futuro

A BASF introduziu um novo marco em suas inovações sustentáveis para o segmento automotivo, com o Processo Integrado II. Esse processo de aplicação de tintas integra as funções exercidas pelo revestimento primer (como proteção contra choque de pedras), no processo do basecoat, responsável pelo fornecimento da cor.
Essa inovação pode tornar o processo de aplicação de primer opcional durante o revestimento das carrocerias automotivas e, consequentemente, encurtar a linha de pintura, o que aumenta a capacidade de produção e reduz os custos para os clientes. Além disso, o processo limita, de forma significativa, a utilização de solventes, as emissões de CO2 e, também, o consumo de energia. “Assim como as tintas à base de água, o Processo Integrado II se estabelecerá como o padrão de aplicação do futuro”, conclui o Dr. Haunschild.
Linha do tempo das tintas à base de água na BASF
1986 – Início da produção de tintas à base de água na unidade de Würzburg, na Alemanha.
1987 – As tintas base d’água são utilizadas para revestir os primeiros veículos da Opel em Bochum (Alemanha), e da Volvo, em Gotemburgo (Suécia).
1989 – A General Motors utiliza tintas à base de água para revestimento de peças originais para veículos, pela primeira vez na América do Norte.
1997 – O “Processo Integrado” é introduzido na Daimler em Rastatt, Alemanha.
2000 – Introdução de tintas à base de água no Japão, nas montadoras Honda e Nissan.
2005 – Introdução de tintas à base de água na China, em cooperação com a General Motors Shanghai.
2006 – A unidade produtiva de Schwarzheide (Alemanha) fornece suas primeiras 100.000 toneladas de tintas à base de água.
2008 – Expansão da capacidade na fábrica de Würzburg, Alemanha.
2011 – A cor de aniversário da linha XFine®, Golden Quarterfine, demonstra as possibilidades técnicas das tintas à base de água.

2547

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090