Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Geral

IBM anuncia laboratório dedicado a serviços

29/07/2011

A IBM anuncia hoje o Service Inovation Lab (SIL), um novo laboratório global de pesquisa dedicado a integrar o conhecimento de cientistas, matemáticos, pesquisadores e especialistas de serviços de tecnologia da empresa. O SIL contará, inicialmente, com 200 profissionais que trabalharão distribuídos pelos nove laboratórios de Pesquisa da IBM localizados no Brasil, Estados Unidos, China, Israel, Índia, Japão e Suíça.

Estes profissionais terão o desafio de acelerar a adoção de inteligência analítica em tempo real e automação de software ao portfólio de serviços da IBM, permitindo o desenvolvimento de aplicações voltadas à estratégia Planeta Mais Inteligente. Entre as áreas foco do novo laboratório estão cloud computing, business analytics e mobilidade, por exemplo. Hoje, cerca de um terço dos 3 mil pesquisadores da IBM já concentra suas atividades em serviços e business analytics. Fazem parte deste time pesquisadores, desenvolvedores de software, matemáticos e outros especialistas da IBM que acumularam experiência nas áreas de ciência da computação, segurança e compliance, gerenciamento de sistemas e otimização de negócios, data mining,armazenamento de dados e ciências cognitivas.

“O Brasil está inserido em um dos maiores polos de serviços da IBM no mundo. Com a criação do SIL teremos a oportunidade de trabalhar de forma integrada com os demais laboratórios, independentemente da localidade, com o objetivo comum de desenvolver e entregar serviços de TI capazes de resolver problemas e abrir novas oportunidades para o mercado brasileiro”, afirma Rodrigo Kede, Vice-Presidente de Serviços de Tecnologia da IBM Brasil. “O Service Inovation Lab é um claro exemplo de como a IBM continua a se diferenciar no mercado de serviços e da importância da ciência e engenharia para gerar mais inovação aos clientes”. No País, o laboratório contará com a participação ativa dos pesquisadores do laboratório brasileiro, inaugurado em 2010.


- Computação em nuvem - O SIL criará novos serviços e desenvolverá novos métodos para transformar os tradicionais ambientes de tecnologia para modelos baseados em cloud computing. Por exemplo, um dos projetos iniciais será a criação de um painel de controle que possibilitará aos profissionais de TI ter uma visão mais detalhada e precisa sobre o que se passa dentro de um data center, direcionando-o a aplicar melhor seus recursos e aumentar sua produtividade.

- Ferramentas analíticas avançadas - O SIL desenvolverá novas formas de integrar inteligência analítica aos processos de negócios, criando novos tipos de serviços e aplicativos que poderão ser implementados de forma muito mais rápida. Exemplo: o IBM Tax Collections Optimizer (Otimizador de Coleta de Impostos), que utiliza uma nova tecnologia patenteada de ferramentas analíticas, pode ajudar governos a identificar os métodos mais eficientes de coletar impostos de contribuintes inadimplentes.

- Automação no fornecimento de serviços - O SIL usará data mining e softwares que fazem análise em tempo real para criar novas capacidades, que desenvolverão significativamente o Data Center, permitindo que a gestão de TI seja preditiva e proativa. As novas tecnologias permitirão o melhor monitoramento e manutenção dos Data Centers, que terão performances melhores em qualidade e redução de custos.

- Mobilidade e Planeta Mais Inteligente - Capacitar clientes a adotar de forma mais fácil todas as formas de comunicações móveis em suas organizações, bem como estender o fluxo corporativo e desenvolver aplicativos para dispositivos móveis. Terá foco o desenvolvimento de aplicativos móveis seguros, aplicáveis às corporações e fáceis de utilizar. Por exemplo, o SIL desenvolverá uma forma de permitir que um aplicativo móvel seja facilmente integrado a sistemas corporativos ou aplicativos para relatório de despesas.

O Service Inovation Lab reforça os investimentos que a IBM tem feito em software e pesquisa ao longo da última década para criar serviços que façam a diferença para empresas e governos. Atualmente, cientistas e pesquisadores da companhia participam de mais de 1000 projetos de serviços, consultoria e processos de negócios de TI. Com mais de 15.000 patentes de software e serviços concedidas para inventores da IBM nos últimos cinco anos, as aplicações de serviços que foram patenteadas tiveram um importante papel ao possibilitar à IBM a entrega de sua visão Planeta Mais Inteligente – um mundo onde tecnologias estão cada vez mais interconectadas, instrumentadas e inteligentes – ao levar invenções inovadoras a projetos ao redor do mundo nas mais diversas áreas, desde saúde e abastecimento de água a construções inteligentes e prevenção de crimes.

654

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090