A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, lançou o ColorForward® 2017, o 11º guia anual de previsão de cores para a indústria de plásticos. O guia de 2017 visualiza tendências como data mining, a crescente desconexão social e a busca por uma vida com mais significado.
“O ColorForward 2017 é muito diferente da edição de 2016 lançada há um ano”, explica Judith van Vliet, designer do ColorWorks Europa, em Merate, Itália. "Acreditamos que as pessoas estão ficando mais amedrontadas e introspectivas, refletindo a sensação de desconexão que muitos parecem sentir atualmente. Claro que há algumas exceções, mas em geral as cores estão mais suaves, escuras e até mesmo ambíguas".
"Cada pessoa responderá ao ColorForward de maneira diferente", ela afirma. Cada um dos temas das tendências é representado por uma paleta de cinco cores. A intenção, no entanto, não é prever a "próxima cor do momento". O objetivo é apresentá-las aos clientes da Clariant como uma experiência criativa. Para alguns, os temas das tendências e as paletas de cores servem como inspiração; para outros, confirmam o que eles já veem e pensam.
A tendência: ANNOY FIRM OMIT
É um anagrama da frase "minha informação" (my information, em inglês) e tem a intenção de captar a ambígua natureza yin/yang do universo da informação. Data mining, ou a seleção sistemática de informações digitais para um fim específico, ocupa um lugar central no tema dessa tendência. A dualidade do mundo "web" é captada nas cores da tendência "annoy firm omit". Duas das cinco cores são escuras e sinistras.
A tendência: DELONELINATION
Em um mundo conectado, o último tabu é a solidão. "Delonelination é um chamado para o despertar," afirma Judith van Vliet. É um alerta de que a solidão está crescendo, principalmente entre os jovens. As cinco cores que representam essa tendência são em geral pálidas e suaves, variando de um bege, para sugerir a necessidade humana de ser tratado com carinho, a um marrom simples.
O tema: NEBULOVE
Pode ser visto como uma antítese da solidão, pois reconhece uma tendência de relacionamentos complexos entre diversas pessoas interconectadas, que podem estar casadas ou não, dependendo daquilo que as satisfaz. As cores que representam esse tema são um verde/amarelo-claro, como a parte interna de um pepino, e um vermelho-difuso. Há um roxo-lilás e um laranja-amarronzado, quase um tom conhaque. Um rosa profundo e suave, chamado Perky Star, é usado para representar o "solteiro feliz".
A tendência: IT’S A TRAP!
"A vida pode ser uma cilada", afirma van Vliet. "Ela pode ser difícil e estressante – ou simplesmente entediante – se você permitir que seja assim, por isso as pessoas estão começando a buscar novas formas de escapar, de aguçar sua curiosidade e explorar os limites da mente humana. Essa tendência fala sobre escapismo e a descoberta de novos modos de percepção". Não por acaso, as cores dessa tendência se aproximam de uma nova e autêntica estética.
1306 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090