A Nielsen lançou no Brasil no dia 18 de janeiro, segunda-feira, o Digital Brand Effect (DBE), solução de medição e aprimoramento que permite a anunciantes, agências e veículos avaliarem, em tempo real, o resultado de suas campanhas digitais. O grande diferencial do DBE é mostrar o impacto efetivo da publicidade digital quando um público é exposto a uma campanha. O DBE calcula, por meio de perguntas-chave, qual o grau de conhecimento a respeito de uma marca, por exemplo, por um grupo de pessoas que não foram expostas a determinada publicidade dessa marca. Em seguida, as mesmas perguntas são aplicadas para um grupo que foi exposto à publicidade, comparando, assim, qual a diferença entre ambos.
Essa diferença, que é chamada de brand lift, indica o grau de efetividade de uma campanha. O Digital Brand Effect consegue apresentar esses números em tempo real, informando quais as peças, espaços publicitários e quantidade de exposições estão gerando os melhores resultados no ambiente online. Para os clientes, uma das grandes vantagens é ter dados seguros para otimizar e direcionar os esforços antes do fim da campanha, economizando mais tempo e dinheiro.
No exemplo, um anúncio que conseguiu aumentar de 8% para 12% o conhecimento de determinada marca – aumento de 50% de brand lift
O Digital Brand Effect pode aferir o impacto efetivo sobre cinco diferentes objetivos de marketing: conhecimento da marca, atitudes, favorabilidade, intenção de compra e preferência. A solução está disponível para diferentes ambientes digitais, incluindo computadores, tablets e smartphones.
A tecnologia que embasa o DBE também identifica quais atributos de um anúncio estão gerando melhor desempenho. É possível separar os resultados por peças e criativos, local de entrega, targeting e diferentes frequências de exposição, oferecendo às partes interessadas a oportunidade de aprimorar e fazer mudanças a qualquer momento para aumentar o desempenho da campanha.
“Medir o impacto de um anúncio depois que a campanha já acabou pode ser tarde demais”, alerta Federico Sader, diretor de Marketing Effectiveness da Nielsen no Brasil. “Para obter o maior benefício, os anunciantes, suas agências e os veículos esperam entender o alcance e a ressonância de seus anúncios em cada etapa da campanha. Agora, com o Digital Brand Effect, eles podem ajustar o plano enquanto ainda há tempo de fazer uma mudança significativa", ressalta Federico.
Os benefícios da otimização gerada pelo Digital Brand Effect podem ser alcançados por todo o ecossistema de publicidade digital, desde anunciantes, agências e veículos. Nos Estados Unidos, os veículos que estão utilizando a solução de maneira colaborativa com anunciantes e agências conseguem obter, em média, um brand lift 30% maior para seus sites.
O Digital Brand Effect complementa no Brasil outro produto da Nielsen, o Digital Ad Ratings (DAR), solução que fornece métricas de GRP e TRP (pontos brutos de audiência) de campanhas digitais a partir de dados de impressões, audiência, alcance e frequência, além de viewability por demografia em computadores, tablets e smartphones.
“Enquanto o Digital Ad Ratings calcula o alcance, o Digital Brand Effect mede a ressonância. A combinação das duas soluções permite agora aos anunciantes, veículos e agências tanto entender se eles estão atingindo o público-alvo com a mensagem certa quanto potencializar essa estratégia em tempo real”, explica Federico Sader. “Cada vez mais temos investido em nosso portfólio no meio digital para ajudar nossos clientes, global e localmente, por meio de métricas que garantam que suas campanhas sejam eficazes, cheguem ao público correto e tragam retorno para seus negócios”, finaliza o diretor.
SOBRE A NIELSEN - Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial. Para mais informações, visite www.nielsen.com.
1172 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090