Editora Azulsol lança biografia de Hélio Opípari, profissional que ajudou a consolidar a atividade de seguros no País, transformando o modelo de negócios e abrindo novas oportunidades
Nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, no Circolo Italiano (Avenida Ipiranga, 344 - 1º andar, Centro, São Paulo-SP), a Editora Azulsol lança o livro “Uma vida pelo seguro – a trajetória de Hélio Opípari”, do jornalista e escritor Ricardo Viveiros. Nesta que é sua oitava obra biográfica, o autor relata a história do filho de imigrantes italianos, que começou a atuar na área de seguros aos 16 anos, em 1945. Naquele momento, o mercado estava ainda se consolidando, logo após a criação de um de seus mais importantes organismos, o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), pelo Decreto-lei nº 1.186, em 1939.
“É curioso acompanhar a luta do garoto que bem cedo precisou trabalhar para ajudar a sustentar sua família, ao mesmo tempo em que identificamos os principais marcos da trajetória dos seguros no Brasil. Um deles foi a criação do chamado Regulamento Murtinho, por meio do Decreto nº 4.270, de 10 de dezembro de 1901, que passou a reger o funcionamento das companhias de seguros de vida, marítimos e terrestres, nacionais e estrangeiras, já existentes ou que viessem a se organizar no território nacional”, salienta Viveiros.
Não é apenas essa relevante e ainda pouco conhecida história sobre a atividade de seguros no Brasil que torna a biografia de Hélio Opípari uma obra capaz de despertar o interesse dos leitores. Outro atrativo é a interação do escritor e o biografado. “Cada personagem é único, cada relato é diferente, cada história tem suas próprias peculiaridades. Porém, no caso específico desta biografia, há um componente especial que torna este desafio atípico em minha carreira: conheço Hélio Opípari há 40 anos”, revela o autor.
Viveiros lembra que, neste caso, ao contrário do que se possa imaginar, a missão de escrever a história da vida de alguém se torna mais complexa. “Quando conhecemos o biografado, o trabalho é mais difícil; precisamos fugir da armadilha que é acreditar que já sabemos tudo sobre ele”.
De acordo com o autor, Hélio Opípari foi um verdadeiro pioneiro nos seguros, ao criar o marketing do setor, ensinando como é possível vender um produto de certo modo “sombrio”, ligado a tragédias como incêndio, roubo e morte.
“Hélio andou pelo interior dos estados, conversou com pessoas de todos os tipos, despertou confiança e vendeu garantias futuras. Enfim, mudou o perfil do negócio”.
E há muito mais para saber sobre Hélio Opípari. Seja por meio dos relatos obtidos nas entrevistas com mais de 30 pessoas que convivem ou conviveram com ele; seja pela visão histórica sobre a evolução do mercado de seguros no Brasil, que se confunde com a trajetória da vida do homem que se tornou o vice-presidente de uma das maiores companhias de seguros do mundo, a SulAmérica, apoiadora do livro.
Aos 86 anos de idade, Hélio Opípari segue na ativa, ao lado de seu filho, Hélio Opípari Júnior, no comando da Padrão Opípari. A empresa, que começou suas atividades em 1986, foi pioneira em sua área no País e é uma das maiores assessorias e consultorias em seguros do mercado brasileiro, hoje integrado por pequenos e médios corretores independentes, grandes corretoras nacionais e internacionais e redes bancárias próprias ou por parcerias. As assessorias de seguros, como é o caso da Padrão Opípari – que tem 40 funcionários e quatro mil corretores cadastrados - são parte de uma dinâmica de mercado formatada em anos recentes, quando surgiram novos canais de distribuição.
Essas e outras narrativas – que percorrem o período de 1929 até os dias de hoje, passando por importantes momentos da história política e econômica do Brasil – podem ser conhecidas no livro Uma vida pelo seguro – a trajetória de Hélio Opípari.
Uma vida pelo seguro – a trajetória de Hélio Opípari
Autor: Ricardo Viveiros
Editora Azulsol
Lançamento: 24 de setembro de 2015, às 19h
Local: Circolo Italiano, Avenida Ipiranga, 344 - 1º andar, Centro, São Paulo-SP
948 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090