O painel “Como alinhar o discurso institucional e a cultura organizacional” deu andamento à programação do 11º Mix Aberje de Comunicação Interna e Integrada neste início da tarde de 13 de maio de 2011 em São Paulo/SP. Os painelistas foram a superintendente de Endomarketing do Banco Itaú Valérie Adem; a gerente de Comunicação Interna do Grupo Pão de Açúcar Julia Faria e o diretor de Comunicação do Grupo Camargo Corrêa Marcello D´Angelo.
Os debates com a plateia foram mediados por Ana Claudia Pais, diretora de Assuntos Corporativos da Johnson&Johnson e membro do Conselho Deliberativo da Aberje.
FUSÃO ITAÚ UNIBANCO – COMUNICAÇÃO QUE INTEGRA
Valérie Adem falou sobre o processo de união das culturas organizacionais dos bancos Itau e Unibanco, conteúdo do trabalho vencedor do Prêmio Aberje Brasil 2010. Entre as ações para estabelecer um elo de confiança entre as equipes estiveram a edição de uma revista interna única com tiragem de 100 mil exemplares, a apresentação do novo Comitê Executivo através de um DVD, o boletim e o hotsite Integração e boas-vindas aos funcionários deslocados fisicamente entre unidades (eram 600 pessoas a cada semana) com campanha customizada por área. Uma exposição no Centro de Memória comemorou os 85 anos das empresas, assumindo-se a data de fundação do Unibanco. Os documentos foram sempre assinados por representantes das duas instituições, mostrando sinergia. Uma pesquisa de culturas e valores envolveu 16 mil funcionários com definição dos 10 valores mais desejados, e uma outra fase do trabalho aconteceu através de um hotsite para votação de palavras representativas das atitudes da nova cultura, com 69 mil votos. Um Encontro de Líderes reuniu 14 mil pessoas, que receberam um kit de compartilhamento e orientações. Na sustentação do jeito de fazer, houve ainda reuniões com os presidentes, quiz e outras interfaces. As campanhas internas atuais têm funcionários como modelos ou personagens.
CULTURA ORGANIZACIONAL: O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR
Julia Faria, gerente de Comunicação Interna do Grupo Pão de Açúcar, cuida de 150 mil funcionários espalhados em 1.800 lojas, a partir de cinco áreas de negócio com atuação multiformato. Ela conta que nos processos de aquisição ou associação, como Ponto Frio e Casas Bahia, a escolha foi pela manutenção de estruturas e culturas corporativas. De todo modo, há um trabalho de integração para diminuir resistências e começar a construir um orgulho de pertencer. Para tanto, uma crença está na reverência à história e às pessoas, com alinhamento dos negócios para o futuro. A executiva relatou os eventos de integração com as marcas Ponto Frio e Assaí, e também a reunião de quatro mil líderes do GPA no final de 2010 para justamente buscar um caminho conjunto de ação estratégica. Aliás, no que tange à comunicação interna, eles estão em fase de definição de política única, com iniciativas transversais que respeitem as culturas e prioridades de cada negócio.
2046
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090