De Rodolfo Zabisky & Simon Cole
“São necessários 20 anos para construir reputação e apenas cinco minutos para arruiná-la. Se você refletir sobre isso, passará a agir de forma diferente” - Warren Buffett
(Fonte: freepik)
Há diversas maneiras para impulsionar sua reputação corporativa, a maioria delas bastante desafiadora. Dentre essas maneiras, apenas algumas são capazes de, ao mesmo tempo, melhorar a reputação corporativa e aumentar o valor para os seus acionistas.
1. Incentivar a transparência e agir: honestidade e transparência são fatores críticos que influenciam a forma como a sua empresa é percebida por seus clientes, funcionários, parceiros comerciais e investidores. Esses fatores afetam a sua reputação como um negócio crível e confiável. Stakeholders ficam mais dispostos e confiantes para interagir com empresas que lhes permitem sentir que as suas preocupações estão sendo levadas a sério – e não há surpresas quando se age honestamente.
2. Inovar continuamente: CEOs que não se mantêm atualizados com os avanços tecnológicos e empresariais tendem a posicionar suas companhias como atrasadas em relação aos pares e concorrentes. A chave para construir e impulsionar uma sólida reputação corporativa é antecipar-se e adaptar-se às mudanças da indústria. Inovação, liderança e integridade de negócios são alavancas fundamentais para gerenciar a reputação corporativa.
3. Melhorar o serviço ao cliente e a qualidade dos produtos: a melhor maneira de promover sua marca no mercado é por meio dos serviços e dos produtos que você comercializa. Um serviço de excelência ao cliente é essencial para qualquer negócio de destaque, e cada funcionário da empresa deve trabalhar duro e coordenadamente para assegurar satisfação aos clientes. Clientes insatisfeitos compartilham suas más experiências com muito mais pessoas, do que clientes satisfeitos compartilham suas boas experiências.
4. Converter funcionários em embaixadores da marca: permita que a imagem da sua companhia (e/ou marca) se beneficie do fato que seus funcionários tornaram-se verdadeiros defensores e promotores da sua marca corporativa (“embaixadores”). Identifique as principais alavancas de valor da sua marca corporativa e, em seguida, incentive e engaje os seus funcionários para que eles se transformem em embaixadores que vivem e respiram “os valores culturais e os objetivos da sua empresa”. Essa mobilização única propicia um impulso de valor inestimável para a sua reputação corporativa.
5. Entender interesses e preocupações dos seus stakeholders e engajar-se com eles: você precisa dominar quem são seus stakeholders e qual o impacto que eles têm sobre a organização. A qualidade da sua reputação corporativa deve ser continuamente monitorada entre todos os seus stakeholders (para antecipar e reagir rapidamente a eventuais crises). Sua empresa não possui controle direto sobre as percepções dos stakeholders, mas pode (e deve) engajá-los e influenciá-los. E quando ela se engajar com eles nos canais mais relevantes, sua empresa causará um impacto positivo direto no valor do acionista.
Reputação é relevante e apenas alguns poucos CEOs diriam que ela não tem impacto direto sobre o valor da empresa. Mas quanto você diria que reputação importa? Qual a proporção da capitalização de mercado de sua empresa que você diria é resultado da reputação corporativa? Reflita sobre isso e traga sua resposta para o Seminário Aberje de Reputação.
Seminário Aberje de Reputação (SP): em 30 de julho de 2015, Simon Cole, fundador e diretor do Reputation Dividend (parceiro do Grupo Attitude), conduzirá a apresentação e a interação (Q&A) com os participantes do Painel 2 (11h00 às 12h30).
Compreendendo e medindo o valor da reputação corporativa - tornando tangível o intangível
O evento tem patrocínio do Itaú.Mais informações e inscrições: www.aberje.com.br/seminario_reputacao
2163 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090