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Divisões temáticas do 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas recebem inscrição até dia 15

11/05/2015

O período de candidatura de trabalhos para as divisões temáticas do 1º Congresso Internacional de Novas Narrativas encerra no dia 15 de maio de 2015. O evento está marcado entre 9h e 18h dos dias 11 e 12 de junho de 2015 no Auditório Lupe Cotrim (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443) no Campus Butantã da USP na cidade de São Paulo/SP. Estão abertos espaços para apresentação nas linhas Novas narrativas e organização; Novas narrativas e memória; Novas narrativas e consumo; Novas narrativas e jornalismo; Novas narrativas e educação; Novas narrativas e cultura digital.

Cada divisão tem seu descritivo para orientar os profissionais, professores e estudantes interessados em submeter seus estudos ou relatos de caso (ver detalhes abaixo). O encaixe do tema do artigo com a divisão temática deve ser assinalado na ficha de submissão. Os autores precisam entregar seu texto dentro de parâmetros estabelecidos em um modelo de resumo expandido.

 

DT I - NOVAS NARRATIVAS E ORGANIZAÇÃO: Vivemos em uma sociedade em constante mutação, em que os valores precisam ser atualizados face às necessidades vigentes e ser adaptados a públicos cada vez mais exigentes. Diante dessa realidade, as organizações buscam alinhar seus processos e seus discursos, instituindo seus ideais por meio de uma comunicação capaz de entender os anseios da sociedade e dos públicos. As narrativas organizacionais – baseadas na memória de inúmeros públicos, em suas histórias, depoimentos e relatos de vida, storytelling, nos suportes oral, escrito e audiovisual – configuram-se como uma estratégia legitimadora da organização, que busca dar coerência à atividade organizacional, ressaltar sua função social e avivar o que é humano no mundo produtivo, como uma resposta aos desafios da atualidade.


DT II – NOVAS NARRATIVAS E MEMORIA: Fazer história por meio de rastros e restos é a tarefa ética que cabe a historiadores e narradores. O gênero literário do testemunho, originário da América Latina e difundido pelo mundo, abrange produções que surgiram a partir das memórias daqueles que viveram sob o domínio de regimes autoritários. Ele se articula sobre a linha tênue da necessidade de narrar a barbárie e a insuficiência da linguagem diante do horror e do trauma, paradoxo que põe em cheque a relação entre o real e o ficcional, entre história e ficção. A conotação política do testemunho permite o uso da palavra por aqueles que tradicionalmente foram ou se encontram excluídos.


DT III – NOVAS NARRATIVAS E CONSUMO: No mundo contemporâneo, as narrativas definem o consumo e o consumidor. Muito utilizada pela linguagem publicitária, ela constrói um espaço conceitual no qual se entrecruzam tendências que revelam a complexidade do ato de consumir, em que aparecem tanto traços das representações promovidas pela mídia e pela transformação intensa das relações sociais em mercadoria, quanto as múltiplas formas de sua manifestação. Ponto de convergência de linguagens, a publicidade relaciona-se com o cotidiano de seus interlocutores e, desse diálogo, extrai sentidos, imaginários, representações, estereótipos etc., configurando-se como importante mídia na produção e circulação dos sentidos sociais e para a compreensão de nossa sociedade.

 

DT IV – NOVAS NARRATIVAS E JORNALISMO: A informação, matéria-prima do jornalismo, torna-se cada dia mais um elemento estratégico da vida contemporânea. Inserida na lógica da produção de massa, a informação em excesso se descontextualiza e precisa da narrativa para readquirir sentido e significado. O jornalismo, nessa lógica, precisou se adaptar e se reiventar, incorporou novos formatos e tem experimentado novas maneiras de trabalhar com o digital, o entretenimento, os micropoderes e com a crise das metanarrativas.

 

DT V – NOVAS NARRATIVAS E EDUCAÇÃO: As narrativas provocam mudanças na forma como as pessoas compreendem a si próprias e aos outros e, assim, são também importantes estratégias formadoras de consciência numa perspectiva emancipadora. A estruturação de uma lógica narrativa, o ato de lembrar-se e esquecer-se, a supressão de episódios ou o reforço de algumas influências produzem sentidos, significados e diversas contradições, que podem ser exploradas com fins pedagógicos. O uso de narrativas na pesquisa e/ou no ensino sugere a desconstrução/construção das próprias experiências tanto do professor/pesquisador como dos sujeitos da pesquisa e/ou do ensino. A investigação pela narrativa está, em todas as suas diferentes manifestações, profundamente implicada em conflitos contemporâneos relacionados com teoria, metodologia e política educativa. Mais do que um paradigma novo, representa a existência de uma era pós-paradigmática, em que novas configurações emergem, ao mesmo tempo em que se mantêm as existentes formulações e várias versões se reestruturam.

 

DT VI – NOVAS NARRATIVAS E CULTURA DIGITAL: A dinâmica da vida social aliada ao desenvolvimento tecnológico abre novas oportunidades epistemológicas e novas formas de habitar. O mundo contemporâneo não assiste apenas ao surgimento de um novo território ou uma nova esfera pública, mas à transformação das práticas e do próprio significado do social. As diversas tecnologias de comunicação e as redes sociais criam possibilidades narrativas de diferentes interventores. Instituições, empresas e sociedade civil são chamadas á interação e à contínua reinvenção de suas fronteiras. Os narradores se multiplicam na mesma medida em que todos se tornam também personagens, assim como as organizações e demais estruturas de poder, criando fluxos narrativos com interfaces interativas pela combinação de diferentes mídias.

 

Até o dia 15 de maio também são aguardadas as inscrições para ouvinte. A programação integral do Congresso está composta por palestras internacionais e a apresentações de trabalhos. A iniciativa tem patrocínio do Consellho Nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA/USP, com apoio da Aberje, da Arco – Associação de Apoio à Arte e Comunicação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ESPM e da Casa Semio.

Outros dados podem ser obtidos diretamente no hotsite do evento, ou ainda pelo telefone 11-3662-3990 ramal 807 ou no e-mail jefferson@aberje.com.br com Jefferson Porto Lucio.

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