Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Empresas buscam engajar funcionários e alterar processos com a comunicação da crise hídrica

06/05/2015

Apesar das empresas industriais e de serviços não terem sido atingidas diretamente em suas operações pela crise hídrica (veja mais em matéria sobre pesquisa feita pela Aberje) - dado que o maior percentual de água é utilizado pelo agronegócio ou para consumo humano -, isso não significa que não estejam engajadas em iniciativas de redução de uso. O seminário “Água em debate: como as grandes marcas estão lidando com a crise”, realizado no dia 24 de abril de 2015 no Espaço Aberje Sumaré em São Paulo/SP, buscou coletar algumas experiências entre palestrantes e participantes.

Boas práticas em sustentabilidade corporativa - captação, uso e reuso de água foi o foco de Maria Del Pilar Muñoz, Diretora de Sustentabilidade e Novos Negócios da Eurofarma. A comunicação interna como catalisadora das ações de economia e uso consciente de água foi o assunto de Ricardo Castelani, Coordenador de Comunicação Interna e Sustentabilidade da Magneti Marelli. Já Luciana Sato Aoki, Gerente de Produtos de Incentivo e Reconhecimento da Sodexo, falou da campanha para colaboradores Transborde Atitudes.

 

 

 



 

A Eurofarma é a primeira multinacional farmacêutica brasileira, fundada em 1972, com presença na América Latina. Atua em todos os principais segmentos farmacêuticos, ocupa a 2ª posição no ranking dos laboratórios mais prescritos pela classe médica brasileira e está entre os quatro maiores laboratórios de genéricos do país. Mantém operações próprias em mais de 14 países, com mais de 10 plantas fabris estrategicamente localizadas. São 5700 funcionários no Brasil, com mais de 2 mil propagandistas. No setor, água é um insumo fundamental para a produção de medicamento e para apoio, como esterilização e higienização. O consumo é monitorado o tempo inteiro, a ponto de hoje a empresa ter estação de energia elétrica própria e ainda um sistema de tratamento de efluentes.

Maria comenta que a gestão e consumo consciente dos recursos naturais vêm de 2007, quando teve início as atividades de sua maior planta fabril e entrou em operação a ETE - Estação de Tratamento de Efluentes. Adota um sistema de reuso de água que direciona o efluente tratado para consumo nas torres de resfriamento, descarga sanitária, limpeza de áreas não produtivas e irrigação de áreas verdes. Atualmente esta estação trata 100% dos efluentes da unidade, esgoto e industrial. “A preservação dos recursos é um valor da empresa e é diretriz estratégica para tomar decisão”, assegura. A comunicação por lá trabalha com o conceito de 3 R’s – reusar, repensar e responsabilizar-se. Há canais de estímulo para geração de ideias na equipe. O material utilizado para conscientização de economia de água pode ser visto aqui.

 

 

Ricardo Castelani retoma as áreas que a sustentabilidade foca na Magneti Marelli: uso eficaz da energia, redução do desperdício e inovação tecnológica para um uso mais racional dos recursos, foco em treinamento e nos talentos, e relações com a comunidade. E o tema da água não está alheio a este propósito, afinal sustentabilidade significa ouvir as necessidades e as expectativas de stakeholders e adotar critérios de autorregulamentação que tenham um impacto no modelo de negócios, na organização e nos processos da empresa, combinando resultados e responsabilidade. Para sensibilizar funcionários, organizou nos últimos anos sessões interativas de formação em âmbito mundial, buscando distribuir capilarmente a cultura e permitir o compartilhamento das melhores práticas entre as várias fábricas. O programa World Class Manufacturing agrupa uma série de ferramentas para otimização de processos em torno do zero desperdício e já continha ações antes da crise de água. O Water&Energy Latam Commitee gere de perto todas as iniciativas, buscando influenciar na gestão.

No campo da melhor gestão hídrica, há ações prioritárias desde 2011. Diretrizes estabelecem regras para a gestão sustentável do ciclo completo da água e definem as tecnologias e as ações a serem adotadas para maximizar a recirculação e a reutilização da água, e reduzir ao mínimo a descarga de agentes poluentes. A campanha Guardiões do Meio-Ambiente mobilizou o grupo com personagens aludindo a recursos naturais em geral – quando foi criada a Cristalina, que representava a água. Neste 2015, a comemoração do Dia Mundial da Água ganhou adesão da empresa: uma campanha interna de comunicação atingiu todos os empregados, em todo mundo, por meio da intranet, quadros de avisos e da TV corporativa. O objetivo foi aumentar a consciência sobre a importância da água e de seus processos de uso eficientes no âmbito da produção. Castelani ainda mostrou um case na fábrica de Hortolândia, elencando a perda de água em sete níveis (análise de equipamentos e sua lavagem, reuso em outros ciclos de produção, vazamentos em tubulações, estação de tratamento de efluentes e captação de água de chuva). O trabalho começou no tipo 1 de perda, relativa ao consumo desnecessário de cada indivíduo, perpassando todos os canais de comunicação interna. Outro trabalho relatado foi o Concurso Operação Conta-Gotas, em que funcionários mandavam frases e fotografias com registro dos esforços feitos em casa neste tema, gerando paineis com propostas para serem disseminadas. Veja mais aqui sobre as políticas da empresa.

 

INCENTIVO – Unir forças para provocar mudança de hábito através de ideias criativas é o objetivo do projeto Transborde Atitudes, que a Sodexo Benefícios e Incentivos lançou em março em homenagem ao Dia Mundial da Água. Para ir muito além das mudanças na própria sede, a campanha foi oferecida sem custos para ser utilizada pelos 70 mil clientes da empresa no país. “Desenvolvemos ferramentas que poderão ser facilmente utilizadas por pequenas ou médias empresas, que muitas vezes não possuem estruturas de Comunicação e Sustentabilidade para desenvolver um projeto e criar peças”, afirma Luciana Aoki.

Para cumprir também com o “dever de casa”, ela explica que a iniciativa inclui a instalação de medidores de água e de luz individuais nos andares da sede da companhia, que fica em Alphaville, em São Paulo. Os equipamentos permitem identificar o grupo de funcionários que mais contribui com a redução do consumo. Além disso, garrafas plásticas com água, que são diariamente utilizadas em diversas reuniões, foram substituídas por jarras. Desta forma, além de poupar o recurso hídrico, a empresa pretende também reduzir consideravelmente o descarte de embalagens plásticas. Os funcionários do andar que, ao final da campanha, registrar menor índice de consumo de água e de energia vão receber um cartão Sodexo Premium Pass, no valor de R$ 100,00. Já nas filiais da empresa, que ocupam escritórios em vários estados, os funcionários serão motivados a enviar sugestões de ideias para redução de consumo. O autor da melhor ideia implantada e com a comprovação de maior redução de consumo será premiado com R$ 700,00 de crédito em um cartão Premium Pass.

 

 

Desde sua fundação, a Sodexo tem reconhecido sua responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental – e faz isso orientada pelo ‘The Better Tomorrow Plan’, um plano global por um amanhã melhor com prioridades e compromissos de ação com quatro prioridades e 18 compromissos, como ser um empregador responsável, promover nutrição, saúde e bem-estar, desenvolver comunidades locais e preservar o meio ambiente, tudo com participação intensa da comunicação, afinal a proposta é desenvolver diálogos e ações conjuntas com  grupos de interesse. A unidade brasileira integra o grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Atende no país aproximadamente 70 mil clientes, que representam 5,8 milhões de usuários, com uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, VT Pass, Combustível Pass, Premium Pass, Gift Pass, Cultura Pass e Brinquedo Pass.

Outras matérias já foram publicadas no portal Aberje com os principais insights dos profissionais convidados da SABESP e da SANASA, assim como com resultados de pesquisa específica sobre comunicação da crise hídrica produzida pela Aberje. Para saber sobre os próximos eventos, basta clicar aqui. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3662-3990 Ramal 810 ou ainda pelo e-mail natalia.savino@aberje.com.br, com Natália Savino.

2439

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090