“The Cal” - como é chamado mundialmente o Calendário Pirelli - nasceu como um projeto exclusivo da Pirelli UK Ltd, subsidiária inglesa do grupo La Bicocca, que à época trabalhava no projeto com ampla margem de autonomia. Foram os ingleses que, em 1964, ao buscar uma estratégia de marketing para superar a concorrência doméstica de outras empresas britânicas de pneus, convocaram o fotógrafo inglês Robert Freeman, retratista dos Beatles, a dar vida, sob a direção de Derek Forsyth, a um projeto completamente inovador para os padrões da época.
Foi esse panorama foi detalhado por Marco Cortinovis, Diretor de Relações com Mídia da Pirelli na América Latina, na 1ª Jornada Aberje de Projetos Especiais. O evento lotou o Espaço Sumaré na cidade de São Paulo no dia 17 de abril de 2015. Os participantes foram levados ao cenário de um produto editorial refinado e exclusivo, com valores artísticos e culturais que ultrapassaram rapidamente o campo da moda e do glamour.
Na abertura, o diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA/USP, Paulo Nassar, rememorou o vínculo entre a entidade e a Pirelli, cujo executivo de comunicação Nilo Luchetti foi protagonista na fundação da associação em 1967. Ele organizou uma convenção nacional de editores de jornais e revistas de empresas, quando também foi conferido um troféu para as melhores publicações do ano (início do hoje reconhecido Prêmio Aberje, já em sua 41ª edição), e acabou sediando o início das atividades da Aberje. Nassar destaca a visão de Luchetti, que buscou legar aos funcionários a possibilidade de ampliar a visão de mundo através da leitura e do incremento de sua capacidade cultural – utilizando o “Notícias Pirelli” como veículo deste projeto. A primeira logomarca da Aberje representava exatamente um trabalhador com uma publicação em mão, aludindo ao “homem vitruviano”, conceito apresentado na obra “Os dez livros da Arquitetura”, escrita pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião. É considerado um cânone das proporções do corpo humano, como um modelo ideal clássico de beleza.
O CALENDÁRIO - O calendário veio na época da explosão do rock e dos movimentos sociais dos anos 1960, tornando-se uma das maiores referências da fotografia. Os cenários são variados: vão desde o sul da França, Brasil, China, Bahamas, Marrocos, Espanha, Inglaterra, Itália, Tunísia, Antilhas até os Estados Unidos, especialmente Nova York. Já foram realizadas 17 edições na Europa e 24 internacionalmente. Nove delas foram em preto e branco, 26 a cores e seis mistos. Dos fotógrafos convidados, nove produziram duas edições. Seus 17 mil exemplares, que têm exigido investimentos na ordem de US$ 2 milhões, são distribuídos apenas aos mais importantes clientes da empresa, bem como a personalidades cuidadosamente selecionadas e políticos. “Hoje é um objeto de culto, capaz de ditar tendências para os mundos da moda e da fotografia”, pontuou Marco.
Seus 50 anos foram comemorados com uma série de iniciativas e uma noite de gala, cujos protagonistas foram os 800 convidados – artistas, modelos, jornalistas e colecionadores de todo o mundo, dentro do espaço de arte contemporânea HangarBicocca, da Pirelli na cidade italiana de Milão. Um tour pela história do The Cal, por meio de mais de 160 cliques, de mais de 30 fotógrafos integrou a programação. Já em New York, uma sessão comemorativa foi produzida pelos dois ícones da fotografia Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier (sendo que o primeiro é autor das edições 1996 e 2002 e o segundo, das edições de 2005 e 2008) com uma seleção de modelos que representam a identidade visual da história recente do Calendário. Já foram clicadas Naomi Campbell, Cindy Crawford, Jennifer Lopes, Helena Christensen, Kate Moss e Karen Alexander, e ainda as brasileiras Isabeli Fontana, Gisele Bundchen, Adriana Lima, Sônia Braga, Marisa Monte, Caroline Trentini e Raquel Zimmerman.
Em 2014, a Pirelli optou por não produzir um calendário do ano, mas revelar, pela primeira vez, um trabalho de 1986, realizado por Helmut Newton que, até o momento, estava guardado no arquivo histórico da empresa. Na ocasião, outro ensaio fotográfico fora publicado. Este projeto só foi possível graças ao longo trabalho de reconstrução desenvolvido pela Fundação Pirelli.
Cortinovis demonstrou que a inovação ao longo da história da Pirelli traz legitimidade, reconhecimento e relevância para a marca na indústria de pneus, mostrando uma visão clara e inspiradora de sua tragetória. O “P Lunga” é a marca registrada da Pirelli, o elemento que no imaginário coletivo evoca o principal produto que simboliza o seu core business: o pneu. O logo criado quase por acaso em 1908, desde então representa uma sólida tradição na fabricação de produtos de qualidade e serviço, bem como os requisitos vitais de confiabilidade, força, inovação e preocupação com o ambiente.
Sobre a estrutura em torno do calendário, comentou que em janeiro acontece a escolha do fotógrafo, sendo que entre abril e maio de cada ano é anunciado o profissional do ano seguinte. O mês de junho marca a escolha do local das fotos. Todo o ensaio, em contato com modelos e fotógrafos, pode ser acompanhado por jornalistas credenciados, mas o material fica sob embargo. São cerca de 15 profissionais convidados de veículos de várias partes do mundo. Algumas imagens de backstage são permitidas para publicação a partir de agosto. Além da festa de gala já mencionada, uma coletiva de imprensa reúne 400 jornalistas. Veja a edição 2015 aqui.
A EMPRESA - Quinta maior marca de pneus em vendas no mundo, a Pirelli é líder no segmento premium com elevado conteúdo tecnológico. A empresa têm 20 fábricas em todo o mundo, em quatro continentes, e opera em mais de 160 países. São quatro fábricas só no Brasil, com 12 mil funcionários. Fundada em 1872 e presente na Milan Stock Exchange desde 1922, é conhecida pela sua longa tradição industrial, que sempre combinou a capacidade de inovação com produto de qualidade e força de marca. Desde 2002, a grandeza da marca Pirelli é reforçada pela moda PZero e por projetos de alta tecnologia, ainda mais reforçado pela sua entrada na Formula 1™, para o qual a Pirelli é o fornecedor exclusivo de pneus até 2016. Em linha com sua estratégia de atuação Green Performance, a Pirelli – sempre focada em pesquisa e desenvolvimento – trabalha com uma atenção cada vez maior para os produtos e serviços de alta qualidade e tecnologia e baixo impacto ambiental. Tem um valor de marca estimado em € 22 bilhões pela Interbrand em 2011.
Para saber sobre as próximas edições do projeto Jornadas Aberje, fale pelo telefone 11-3662-3990 ramal 826 ou no e-mail mariana.fonseca@aberje.com.br com Mariana Fonseca.
1128 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090