Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Comunicação em novo desafio: do mundo da sala de aula para a sala de aula do mundo

16/04/2015

Expandir horizontes, a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições de ensino básico no Brasil. E fazer isso pensando na diversidade, na inclusão, na cultura geral e no protagonismo. Com esse foco, e longe do mero processamento de instrumentos de comunicação, é que foram relatadas experiências no Encontro Setorial Aberje de Educação, realizado no dia 7 de abril de 2015 no Espaço Aberje Sumaré em São Paulo/SP, por Mariana Pereira de Almeida, Gerente de Comunicação e Marketing do Colégio Visconde de Porto Seguro, e Paulo Rogério Andrade de Carvalho, Coordenador de Comunicação do Grupo Educacional Etapa.

Fundado em 1878 como Deutsche Schule na cidade de São Paulo/SP, o Colégio Visconde de Porto Seguro mantém a filosofia educacional fiel aos princípios fundadores e o projeto pedagógico atualizado, para atender às demandas do século XXI – era do conhecimento, da tecnologia, dos desafios de emancipação humana e da sustentabilidade planetária. É possível afirmar que tradição e renovação equilibradas caracterizam sua ação educativa. Foi essa a percepção trazida por Mariana ao evento da Aberje. São 10 mil alunos em três unidades com 1800 funcionários, numa história de 135 anos. Mas o setor de Comunicação foi criado no final de 2010 e hoje conta com oito pessoas. “O valor não está na ferramenta, mas no que temos de agregar em estratégia e integração”, destaca. Em sua visão, “comunicação educacional no ensino básico é ainda muito recente; há perguntas sobre o porquê de estarmos na instituição, mas o trabalho mostra e convence”.

 

 

Cabe à comunicação fortalecer a marca, tanto em termos de difusão quanto de identidade. Está na percepção das pessoas a decisão sobre onde estudar, e os impactos trazidos pelas áreas administrativa e pedagógica são cruzados e conformam a experiência total com a instituição. A comunicação dá essa noção sobre a reputação e sai de uma área fazedora de canais. “Sim, nós criamos e mantemos essas interfaces, mas pra elas existirem precisa pensar muito antes”, relata. O trabalho de Mariana envolve a tríade da comunicação interna, institucional e mercadológica, de maneira integrada, mesmo diante da variedade de ligações e momentos das pessoas com a escola – mais ou menos tecnológicos, diário ou eventual. Por isso, ela liderou uma alteração de logomarca e uma revisão de veículos, com remodelação digital, no visual e na expectativa de interação (incluindo presença em redes sociais, como Facebook e Youtube, e oferta de um app para dispositivos móveis), com mais foco na informação dinâmica, ao contrário da prevalência institucional. A Assessoria de Imprensa está nota dez: são 61 matérias por mês na mídia sobre o colégio, somando já 736 inserções. E ainda tem todo o trabalho com comunicação interna, como a revista impressa e o café da manhã com o diretor.

FESTA DOS APROVADOS - Paulo Rogério relatou o projeto “Festa dos Aprovados” do Curso e Colégio Etapa, que tem unido vestibulandos em torno da conquista da tão sonhada vaga na universidade desde 1978 – e onde um tradicional filme produzido nesse dia é fonte de inspiração para muitos jovens do país sob o famoso slogan “mais de você em você mesmo” (já são 38 memoráveis edições). Desde sua fundação, o Colégio ETAPA traz a ideia arrojada e desafiadora de que muito pode ser feito pelo ensino, em níveis de excelência superiores aos existentes. Efetivamente, acabou mostrando uma revolucionária maneira de se fazer escola, inovando e criando padrões próprios de eficiência educacional.

 

 

O primeiro passo foi o estabelecimento, a partir de 1982, das séries do Ensino Médio. Dez anos depois, em 1992, com amplo domínio de sua nova tecnologia de ensino, o Colégio ETAPA inaugurou o Ensino Fundamental. A implementação das séries deu-se passo a passo, acompanhando cada sucesso com recursos ampliados. Paulo comenta que a preocupação é enorme com a produção de um ensino de qualidade e eficiente, e com o estímulo à convivência sadia entre os alunos.

A festa agrupa os alunos para receber os resultados do vestibular num mesmo ambiente, com diversas comemorações paralelas. A colagem das tradicionais listas impressas nas paredes e a conferência do nome de cada um é um rito importante de passagem, e de vitória. O evento é mantido mesmo com o desafio da informação instantânea da internet e à mão com o celular. “Viver o momento com professores, colegas e familiares não tem comparação, os alunos usam as redes para fazer chegar a experiência a mais gente”, conta Paulo.

O evento é um ponto de coleta de muitas histórias de vida, um conteúdo bastante atrativo que embasa vídeos e conquista o interesse da imprensa. Há um painel para escrever mensagens, que são fotografados para replicar em redes sociais. Ex-alunos ficam responsáveis por animações culturais variadas. E há todo um cuidado com quem não teve o nome listado, ao menos na primeira chamada.

 

 

Lidiane Amorim, Gerente de Comunicação Corporativa da Rede Marista, e André Meller, Coordenador de Comunicação do Colégio Oswald de Andrade, também foram palestrantes do dia (veja aqui matéria já publicada no portal Aberje). O evento teve apoio da Seepix. Para informações sobre os próximos encontros setoriais, neste mesmo tema ou sobre outra abrangência, basta entrar em contato pelo telefone 11-3662-3990 Ramal 851 ou pelo e-mail relacionamento@aberje.com.br, com Raquel Vandromel.

1060

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */