No Brasil, eclodiam campanhas de mobilização como #imaginanacopa e #naovaitercopa. Em Cuiabá, pesquisas indicavam que 42% dos moradores achavam que a cidade passaria vergonha com o sediamento do evento na Arena Pantanal em construção. Mesmo pontos positivos para a infra-estrutura de todos, como as 56 obras em andamento, causavam sentimentos de detração na população e no empresariado. O que fazer para quebrar preconceitos e resistências e resgatar a auto-estima do funcionalismo público e das pessoas em geral quanto aos atributos positivos de Mato Grosso e os benefícios da realização da Copa do Mundo de Futebol da FIFA em junho de 2014?
Foi essa complexa operação que detalhou Diogo Mourão, sócio-diretor da In Press Media Guide e profissional com mais de 20 anos de experiência em jornalismo esportivo, na primeira edição do projeto Aberje COMO! Realizada em dia 11 de fevereiro de 2015 no Espaço Aberje Sumaré em São Paulo/SP. A estratégia da Secopa-MT, entidade responsável pela realização da Copa do Mundo em Cuiabá, passou por atividades antes, durante e depois a organização dos jogos em si, numa visão relacional e de longo prazo.
Analisando os casos de “I Love NY” e “I Amsterdam”, a escolha recaiu por uma atuação que transformasse o tema numa causa que reforçasse o sentimento de pertencimento. Cuiabá é o centro geodésico da América do Sul e este status de coração foi o conceito aproveitado. Surgiu o #vemprocoracao, que buscava o despertar de emoções como amor, amizade, simpatia, cordialidade e acolhimento. Mourão comenta que as mensagens-chave (repleto de belezas naturais, Copa como oportunidade, Copa não é problema mas solução, Legado para todos, responsabilidade de todos) foram determinadas e perseguidas para gerar valor em todas as interfaces planejadas. Em dois meses nas redes sociais, obtiveram 75 mil fãs no Facebook, com 160 mil interações e mais de 3,8 milhões de pessoas impactadas.
A tática passava por uma forte ação audiovisual e base em assessoria de imprensa. Um acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL levou a novas idéias (como os vídeos selecionados abaixo).
Levantamento de pontos críticos, media-training, avaliação de crises, organização de mailings – inclusive de embaixadas dos países que jogariam na cidade, construção de infográficos, press-trips e um Centro Aberto de Mídia/CAM estiveram entre os projetos desenvolvidos. A concepção inclusiva e sustentável da Arena Pantanal, erguida a partir de funcionários vindos do sistema prisional e também de imigrantes estrangeiros em condições de vulnerabilidade, foi outro trunfo utilizado. Mourão ilustrou a ocupação dos 1.500m2 do CAM, com cenografia representativa do estado; sediamento de exposições de fotografias, lançamento de livros e apresentações folclóricas diversas; sala de coletiva; lanchonete; e lounge. Cerca de 418 jornalistas foram recebidos com um Passaporte Sabor Pantanal, que incentivava o turismo e a gastronomia com cupons de desconto.
A Mini-Arena Pantanal foi construída dentro do centro de mídia, sediando jogos entre torcedores de vários países. Como resultado final, a constatação de que 73% de opinião positiva dos cidadãos, 91% de recomendação da cidade pelos turistas e 87% das matérias com foco positivo. O trabalho acabou vencedor da categoria Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas nas etapas regional Minas Gerais e Centro-Oeste e Nacional da edição 2014 do Prêmio Aberje.
Para informações sobre as próximas edições do projeto Aberje COMO!, basta entrar em contato com Mariana Fonseca pelo mariana.fonseca@aberje.com.br ou no telefone 11-3662-3990 ramal 826.
1070 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090