A busca por insights criativos e ideias inovadoras que possam revolucionar o jeito de comunicar está na pauta diária de todo profissional de Comunicação antenado com o mercado, já que ser criativo e inovador tornou-se um diferencial competitivo e de negócio. E inovação é uma ideia criativa articulada para resultados. A partir dessa ótica, o Head de Marketing Corporativo da 3M do Brasil, Luiz Eduardo Serafim, apresentou conceitos sobre o tema e cases de sucesso que contribuíram para que a 3M conquistasse, por dois anos consecutivos, o prêmio Best Innovator - que elege as empresas mais inovadoras do Brasil. Ele foi um dos palestrantes do 6º Seminário Aberje de Comunicação Integrada, evento composto por oito painéis realizado no Espaço Aberje Sumaré em São Paulo/SP.
O comunicador mostrou projetos de plataformas de conteúdo, palestras internas e externas, campanhas, curso em parceria com a FIA e ainda mostra de arte digital, esta com mais de 42 mil visitantes. Só o programa de palestras sobre inovação atingiu mais de 10 mil pessoas, trazendo os funcionários como palestrantes e embaixadores de marca. O livro “Gestão de Inovação” foi outro projeto interessante, em parceria com a Editora Saraiva e direitos autorais cedidos para o Junior Achievment com cases da IBM, Natura, Google, GE, Fiat, Petrobras, Unicamp e Pão de Açúcar, além da 3M. Ele destacou que o processo criativo e de inovação deve estar atrelado à estratégia da empresa, só assim a ação impactará positivamente nas metas e resultados corporativos. E aposta na comunicação aberta e intensa, na avaliação focada em inovação, no job rotation e em pesquisas anuais de clima e liderança. “Oportunidade para fazer diferença a gente tem muito todos os dias. Só não aproveitamos. Há tempo ainda para quebrar paradigmas”, incentiva.
Entre os pontos relevantes nessa trajetória, o palestrante sugere: 1) fazer o que se gosta; 2) divertir-se com os projetos; 3) ouvir e confiar na voz interna; 4) fugir da prisão da familiaridade; e 5) desafiar a sabedoria convencional. “Precisamos estar em contato com coisas, pessoas e universos diferentes. E, também, o profissional de Comunicação deve exercitar todos os dias - a cada momento, a sua criatividade”, orientou Serafim. Quando se trata de estimular a criatividade em seus departamentos, a estratégia é bem peculiar: os empregados não são pressionados a sugerir mudanças. Eles podem ficar à vontade para propor inovações quando e como preferirem. "Nossa filosofia é: ‘contrate bons funcionários e deixe-os em paz'", explicou. Uma fonte de informação no tema é o site www.3minovacao.com.br .
Daniel Rimoli, Diretor de Digital & Criatividade na Edelman Significa, também falou sobre este enfoque. “Por que temos tantas ideias, participamos de reuniões de brainstorming e essas ideias, muitas vezes, não se materializam?”, foi o questionamento inicial. Para uma ideia ser de fato boa e emplacar, é preciso pensar atentamente em duas etapas: o insight e a solução. Somente as ideias mais consistentes podem virar uma solução. De acordo com ele, o insight nasce das pesquisas ou da inspiração. “As pesquisas vão gerar descoberta de dados que o profissional de Comunicação não sabia ou não percebia. Já as inspirações surgem do cotidiano, do background. Quanto mais referências uma pessoa tiver, mais inspirações ela vai ter”, afirmou. Contudo, o desafio não é apresentar insights, mas sim soluções fortes e poderosas. E para isso, Daniel destacou o ciclo para se conquistar a solução de uma ideia. “Primeiro é preciso fazer a defesa do insight, o segundo passo é a apresentação da ideia, a terceira etapa é mostrar quão consistente é esse projeto e, por último, mensurar o resultado que o insight vai agregar de valor para o cliente”, citou.
MARCA - Eduardo Pincigher, Diretor de Assuntos Corporativos da JAC Motors, relembrou que, até há alguns anos atrás, os automóveis chineses tinham péssima imagem e reputação em quase todos os cantos do mundo. Mas coube a JAC mudar esta imagem ao passar a oferecer veículos com design atrativo que seguem as principais tendências mundiais, equipados com acessórios que utilizam tecnologia de ponta e seis anos de garantia. Em 2005, a montadora inaugurou um moderno Centro de pesquisa e desenvolvimento de Design na cidade italiana de Turim, responsável pelo visual moderno e global dos veículos da marca; e em 2006 fez a abertura de um Centro de pesquisa e desenvolvimento interior na cidade de Tóquio. Esses foram alguns trunfos trabalhados pela comunicação da empresa em seu lançamento no Brasil.
Em território nacional, a marca chegou após um acordo firmado em 2010 pelo Grupo SHC, o segundo maior distribuidor de carros do país. Já no ano seguinte passou a comercializar seus veículos no mercado brasileiro através de 50 concessionárias (hoje, já são mais de 85 unidades), e posteriormente anunciou a construção de uma moderna fábrica no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia – um investimento de R$ 900 milhões, com capacidade para produzir 100.000 veículos por ano, além de gerar aproximadamente 3.500 empregos diretos. A marca chinesa ficou conhecida no país após um grande investimento em propaganda com peças publicitárias estreladas pelo apresentador da Rede Globo Fausto Silva e pela utilização do slogan “Inesperado”. Pincigher comenta o esforço feito para deslocar a percepção de pirataria e baixa qualidade, inclusive na própria equipe. Seu foco foi mostrar a comunicação como influente do processo de fechamento de venda.
O 6º Seminário Aberje de Comunicação Integrada teve patrocínio da Bayer e apoio do jornal Valor Econômico. Outros textos com os principais insights serão publicados no portal da Aberje nos próximos dias.
1306 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090