Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Estratégias de qualidade de vida pensam funcionário como pessoa e como profissional

12/12/2014

Mais ainda quando se fala em qualidade de vida, não dá pra dissociar o lado pessoal dos momentos profissionais. O funcionário é visto como um indivíduo feito de um conjunto de emoções e habilidades que precisa ser cuidado pela organização. O foco é obter produtividade sim, mas também bem-estar, sentimento de pertencimento e geração positiva de energias para um ser humano integral. Este tipo de conversa não está mais localizada apenas entre gestores de recursos humanos e de comunicação, embora eles continuem sendo guardiões do efetivo desempenho deste conceito. Cada vez mais, modelos de gestão têm esse pressuposto em seu desenvolvimento.

Esse foi o escopo de partida das apresentações feitas durante o Encontro Setorial de Qualidade de Vida organizado pela Aberje. Experiências da Realize, do Banco do Tokyo-Mitsubichi, da Porto Seguro e da AstraZeneca foram compartilhadas no dia 3 de dezembro de 2014 no Espaço Sumaré em São Paulo/SP. Um resumo dos principais insights é apresentado aqui.

Cassia Verginia de Resende, consultora da Realize Desenvolvimento Humano e Organizacional, começou provocando a plateia: quando uma pessoa da sua equipe lhe procura para pedir um conselho ou orientação, de 1 a 10, o quanto você a escuta genuinamente? Quando foi a última vez que ao conversar com um dos seus clientes internos, você prestou atenção ao que o seu corpo falava? Como é dar um bom feedback sobre um trabalho mal realizado? Ao chegar na organização pela manhã, como você cumprimenta as pessoas? A inquietação surgida destas perguntas foi o combustível para uma auto-avaliação de como a forma de comunicação de cada um influi na qualidade de vida da equipe, dos clientes e dos fornecedores.

Ela falou sobre um comportamento que envolve pontos fundamentais para o convívio social e profissional, como cordialidade através do cumprimento e do sorriso, a escuta genuína com tempo e tranquilidade interna, a linguagem não-verbal, o olhar apreciativo com visão positiva sobre situações e fenômenos e a assertividade, com equilíbrio entre passividade e agressividade. Cassia também pontuou a atenção para o alinhamento, verificando o que o interlocutor entendeu da mensagem – acentuando que este é o maior ponto de atrito e retrabalho nas organizações atualmente; prolixidade, com uso equivocado do tempo em argumentações duplicadas e diálogos desestruturados; feedback, despertando conversas produtivas e positivas; e relacionamentos saudáveis e sustentáveis tendo como premissa os interesses coletivos.

 

 

Miguel Monzu, Diretor Executivo de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da AstraZeneca, veio na sequencia, comentando o que esta biofarmacêutica global voltada para a inovação e há dez anos consecutivos no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar do Instituto GPTW, faz para reforçar sua missão de “fazer a máxima diferença na vida das pessoas”. Através de exemplos reais e recentes, como as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, ele demonstrou como a comunicação é crucial para a conscientização de questões de saúde, para o engajamento dos colaboradores e para o sentimento de pertencimento a uma empresa que não apenas tem seu negócio voltado à área da saúde, mas que vê a saúde como peça-chave para a satisfação de seu público interno e para a conquista de seus resultados.

A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global voltada para a inovação e empenhada em fazer a máxima diferença na vida dos pacientes por meio da excelência em medicamentos. Estabelecida no Brasil desde 1999, está situada em uma área de aproximadamente 60 mil m² no município de Cotia, local que acomoda a sede administrativa e a fábrica com capacidade produtiva de 38 milhões de unidades de alguns comprimidos não-revestidos, líquidos, cremes e pomadas. São cerca de 1200 colaboradores com benefícios diferenciados, como pista de corrida, grêmio recreativo com espaço para fisioterapia e massagem, consultório odontológico e salão de beleza com serviços de manicure, pedicure e cabeleireiro. A empresa também mantém um ambulatório médico que oferece atendimento em diversas especialidades, como ortopedista, nutricionista, ginecologia e clínica geral. Às sextas-feiras, o expediente encerra às 14 horas, e a carga horária é compensada com 30 minutos a mais de segunda a quinta-feira. Os aniversariantes e os colaboradores promovidos ganham um dia de folga. O restaurante interno oferece café da manhã gratuito diariamente. Os colaboradores compartilham o mesmo refeitório, na qual são servidos almoço, jantar e ceia. “O tema é colocar a vida do funcionário como pauta da organização”, resume.

Monzu refere que o investimento em capital humano é parte do DNA da AstraZeneca. Por isso, a empresa promove treinamentos em todos os níveis hierárquicos, que resultam em capacitação continuada e elevação dos níveis de produtividade. Há também incentivo a  diferentes iniciativas com foco em sustentabilidade e responsabilidade social. A Campanha “Encontro com a Autoestima” ocorre desde 2009 com o objetivo de levar informações e troca de experiências para mulheres que tratam o câncer de mama. A ação já passou por diversas cidades brasileiras beneficiando mais de 3200 pacientes desde o início do projeto, em 70 instituições. Outro importante projeto é o Programa Adolescente Saudável, realizado em cinco municípios do Maranhão. O objetivo do programa é ajudar jovens de 10 a 19 anos e suas famílias a fazerem as escolhas certas para proteger sua saúde hoje e no futuro, com foco em saúde sexual e reprodutiva. Desde 2010, o programa já beneficiou cerca de 57 mil jovens e engajou diversos profissionais locais de saúde e educação.

Patrícia Molina, Gerente de Comunicação Corporativa do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ/ BTMU Brasil, centrou sua fala na comunicação como via de mão dupla. Para isso, os funcionários são protagonistas no processo de comunicação interna e gestão de clima co-liderando ações de bem estar, qualidade de vida, integração e responsabilidade social. Como resultado, destacam-se fortalecimento do orgulho de pertence e  alto nível de engajamento no projeto de crescimento do banco. O BTMU é a maior instituição financeira do Japão. Tem 130 anos de história e é a principal empresa da holding MUFG, o 5º maior grupo financeiro do mundo. Com agências e escritórios em mais de 40 países, o Banco está no Brasil há 97 anos, na proposta de ser uma instituição de força empenhada em satisfazer as necessidades dos nossos clientes, servindo a sociedade e promovendo o crescimento compartilhado e sustentável para um mundo melhor.

Para implementar um processo de renovação e diversificação do público interno, o banco desenvolveu um projeto voltado à construção de uma cultura interna híbrida, com aspectos da cultura brasileira, japonesa e americana, baseada em pilares como feedback e comunicação clara, pontualidade e cumprimento de prazos, argumentação saudável, descentralização e boa governança e respeito. Um dos traços mais marcantes que surge do processo de renovação interna e do fortalecimento de uma cultura hibrida é a mudança no eixo do protagonismo, com o aumento de iniciativas geradas e lideradas pelos funcionários. Essa mudança tem reflexos imediatos na gestão do clima interno, principalmente em aspectos ligados à integração, qualidade de vida e ações de responsabilidade social. O ser social e o ser profissional se fundem gerando comprometimento e orgulho de pertencer.

Entre as diversas ações relatadas por Patricia, o MUFG Brazil Team é um grupo de funcionários que, a partir da pesquisa de clima, contribui voluntariamente para a gestão do clima interno, promovendo inciativas voltadas à integração e qualidade de vida. Esse grupo tem o suporte das equipes de Comunicação Corporativa e Recursos Humanos para a realização das iniciativas. Já o Programa Get Together visa conectar pessoas e promover uma integração cada vez maior entre as equipes, num conceito de uma rede social na vida real. Para encerrar a primeira semana do Get Together, realizamos o primeiro Happy-Hour do BTMU B, um encontro em um Karaokê com o objetivo de celebração e integração entre os funcionários do banco. A cada dois meses acontecerão ações congêneres em lugares com kart e boliche. Foi realizada uma pesquisa interna com a pergunta “O que é Bem Estar para você?” A partir do resultado dessa pesquisa, o MUFG Team Brazil revisitou o programa de parcerias do banco incluindo novas parcerias que contemplassem academias, spas, estudios de pilates e yoga, restaurantes voltados à alimentação saudável, fornecedores de frutas, nutricionistas e assessoria esportiva. “Mais importante do que a quantidade de ações de qualidade de vida existente é assegurar aos profissionais a possibilidade de expressar a sua dimensão humana, compartilhando valores, crenças e experiências e se apropriando de um espaço e de um tempo que pertencem em primeiro lugar a ele mesmo”, finalizou.

 

 

Com a missão da Porto Seguro de assumir riscos e prestar serviços, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas, garantindo agilidade a custos competitivos com responsabilidade social e ambiental, Andréa Primon, Coordenadora de Comunicação Corporativa da empresa, falou sobre cooperação, transparência, justiça e atitude de atender com genuíno interesse como valores fundamentais que influenciam nos pilares de qualidade de vida. São 17 mil colaboradores para aplicar estes preceitos, com ações como palestras sobre prevenção de saúde bucal e visão, inauguração do Espaço Movimento com a academia Bioritmo e ainda aulas de exercícios físicos.

O evento teve apoio da Seepix. Informações sobre as próximas edições dos Encontros Setoriais, entre em contato através do e-mail relacionamento@aberje.com.br ou do telefone 11-3662-3990 Ramal 851 com Raquel Vandromel.

1292

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */