Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Comunicação impulsiona o diálogo desejado pela área de Relações Governamentais

02/09/2014

Viviane Mansi, Gerente Sênior de Comunicação e Public Affairs da GE, e Leandro Baghdadi, Diretor de Comunicação Externa da Ericsson para América Latina, participaram da programação da 2ª Conferência Aberje de Relações Governamentais para trazer experiências reais de corporações e como articulam o tema entre seus pares internos. O evento foi realizado no Espaço Sumaré nos dias 28 e 29 de agosto de 2014 na capital paulista.

 

 

Para Viviane, sua grande missão é construir uma rede de influenciadores que possa validar ou contribuir com os objetivos estratégicos da GE. Há um processo de educação permanente e intenso para alinhar as abordagens de diversas áreas internas de relacionamento. À comunicação cabe organizar e fornecer argumentos em canais específicos para todos os executivos que forem representar a empresa em múltiplos fóruns. Entre as formas de trabalho, estão a educação executiva, o monitoramento da agenda pública, o entendimento de pontos críticos e antagônicos, a produção de conteúdo relevante e a garantia de presença frequente e qualificada nas interlocuções externas.

Ela então apresentou o case Inova +, uma iniciativa da GE do Brasil em parceria com a Confederação Nacional da Indústria e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. É um evento com apresentações e mesas redondas que discutem o foco da indústria e do governo para a inovação em setores como energia, aviação, saúde e transportes e apresenta o ponto-de-vista da empresa (veja mais no vídeo abaixo). Já foi realizado no Rio de Janeiro e em Salvador, e sempre finaliza com entrega de um paper especializado para levar os insights ao Governo. É nesta iniciativa que são divulgados os resultados do Barômetro Global da Inovação, com ações transformadoras que diversos executivos ao redor do mundo promovem para inovar nos negócios e na maneira como produzem bens e serviços. O estudo, que está em sua quarta edição e é conduzido pela Edelman Berland, considerou pontos de vista de 3,2 mil executivos baseados em 26 países. O Brasil, em particular, está entre os países que depositam maior confiança na aplicação do big data para potencializar os negócios. Há cobertura de imprensa, que no último ano registrou mais de 100 publicações em mídias prioritárias (de abrangência nacional ou representante do trade). “O desenho da comunicação já auxilia em convergir para o diálogo e para ações concretas e propositivas”, explica. A GE organiza seus contatos em plataformas relacionais, onde hoje estão mais de 150 mil pessoas. Há o trabalho de entender os temas da área pública e as interfaces com as ações, percepções e produtos da empresa. Isto torna os assuntos mais atrativos.

 

 

Baghdadi comenta que, na Ericsson, Relações Governamentais está sob a gestão da área de Estratégia e possui profissionais para o Brasil, México e restante da América Latina. É feita uma parceria com Comunicação Corporativa para que narrativas relevantes e alinhadas de curto e longo prazos sejam difundidas em apoio a discussões do segmento e a políticas públicas. É o que ele chama de “storyline”, num formato integrado e atrativo de repassar conteúdos. Tendências do mercado são constantemente mapeadas para nortear discursos e ações, num trabalho especialmente conduzido pelo Consumer Lab, um programa global de pesquisa de consumo, com base em 100 mil entrevistas a cada ano em mais de 40 países e 15 megacidades – representando estatisticamente a opinião de 1,1 bilhão de pessoas. São documentos antecipadores de cenários e de questões públicas que trazem confiabilidade para as posições da empresa. “Conseguimos visualizar que gerar informações com argumentação vencedora e produzir conteúdo inédito e autoral são fundamentais para relações com o Governo”, conta ele.

 

 

Por exemplo, o “Networked Society” mostra que boa conectividade em todos os lugares é o principal fator para estimular os consumidores a adotar serviços futuros, correspondendo a mais de um quarto da preferência dos entrevistados. Em seguida, vêm os serviços de compras, incluindo pagamentos com smartphones e gestão de finanças pessoais. Já “O Valor da Performance” estuda a relação entre investimento financeiro na rede de telecomunicações e o índice de satisfação dos consumidores. Os ingredientes para uma boa experiência com a rede de internet móvel podem ser resumidos em quatro palavras: conveniência, prontidão, simplicidade e confiabilidade - ou seja, acesso rápido e fácil em qualquer lugar. Isso foi o que disseram os usuários que responderam a pesquisa  “Smartphone usage experience”.

A palestra ainda trouxe outros exemplos deste trabalho conjunto entre comunicação e assuntos públicos. O projeto Amazon Connection demonstrou, através de uma experiência real em comunidade no interior do estado do Amazonas, o quanto o PIB é afetado pela presença da telefonia e da banda larga móvel. Foi um trabalho em conjunto com a Universidade do Alto do Tapajós e mediu o impacto social e econômico de uma antena. Em Curitiba, os ônibus interconectados rendem boas conversas entre diversos agentes privados e públicos. A Vila Cruzeiro costumava ser uma das áreas mais violentas do Rio de Janeiro, mas ela renasceu com a iniciativa Connect to Learn, com a vida revolucionada pela conectividade e por ferramentas educacionais – veja mais no vídeo:

 

899

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */