Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Jornada da Aberje debate implantação de bancos de conteúdo para a comunicação das organizações

24/08/2014

A memória empresarial surgiu de forma incipiente no Brasil nos anos de 1960, como um movimento dentro das universidades. Nas décadas seguintes começou a ganhar espaço no mundo corporativo, em geral relacionada à produção de obras institucionais. Aos poucos surgiram novos métodos e aplicações, não apenas como forma eficaz de apresentar a tradição do empreendimento, mas como elemento importante para compor análises de contexto e de riscos.

Para que a memória empresarial deixasse de ser tema exclusivo dos momentos de celebração, entretanto, precisou englobar também a gestão do patrimônio informativo das organizações. Aliou a boa historiografia aos conceitos e métodos das ciências da informação e das tecnologias de comunicação, hoje essenciais para organizar e disponibilizar os registros que refletem a trajetória de um empreendimento e que são fontes para a análise histórica. Esse contexto vai dar início na Aberje à Jornada de Gestão da Informação, pressupondo comunicadores apoiados em um trabalho sistemático de análise e organização de conteúdos, de modo a abranger os aspectos mais relevantes, tangíveis e intangíveis, da trajetória que se deseja narrar, divulgar e disseminar. 

A primeira edição acontece entre 9h30min e 12h30min do dia 11 de setembro de 2014 no Espaço Aberje Sumaré (R. Amália de Noronha, 151, 6° andar) em São Paulo/SP. Estão confirmadas Cristina Borrego e Beth Totini, integrantes da equipe da consultoria Memória&Identidade, com o tema "Implantação de Bancos de Conteúdos - ferramenta imprescindível para a Comunicação". A ideia é trazer metodologias, práticas, processos e ferramentas para a construção de repositórios de conteúdos – fotos, vídeos, publicações, clippings, autorizações de uso, entre outros materiais, armazenados e descritos em um só lugar e de fácil acesso.  

 

 

A CONSULTORIA – As primeiras consultorias especializadas em memória empresarial surgiram no Brasil nos anos 1980, seguindo a tendência iniciada na década anterior em alguns países da Europa e Estados Unidos. Por aqui, esse movimento teve ligação direta com as demandas de boa parte das empresas brasileiras, num momento de grandes transformações conjunturais que levava à revisão de modelos de gestão. Mas como promover mudanças profundas sem perder a identidade? A resposta passava por conhecer e entender a trajetória das organizações, diante do contexto de seu desenvolvimento, uma expertise do historiador até então restrita às universidades. Assim surgiu a ideia de constituir a Memória & Identidade, fundada em 1988 por esses profissionais.

É formada por mais de 30 colaboradores, entre historiadores, arquivistas, bibliotecários e especialistas em gestão da informação e do conhecimento, além dos profissionais de áreas de suporte. Atua também com parceiros das áreas de Comunicação, Museologia e Design, Editoração e Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de produtos como publicações, museus e bancos de dados. Esses profissionais integram grupos de trabalho específicos, conforme as demandas de cada cliente.

As inscrições já estão abertas para quaisquer interessados e são limitadas à capacidade do espaço. A ficha de inscrição está disponível aqui. Outros dados podem ser obtidos pelo telefone 11-3662-3990 ramal 845 ou no e-mail priscila@aberje.com.br com Priscila Fiorelli.

1484

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090