Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Pesquisador britânico questiona cultura do "selfie" como registro da memória dos acontecimentos

18/08/2014

Como as tecnologias digitais e a cultura do selfie estão alterando a forma de testemunhar e compartilhar o registro dos acontecimentos atuais? Esse será o tema do debate com o pesquisador Andrew Hoskins, da Universidade de Glasgow, no 8º Fórum de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória. O evento acontece entre 9h e 12h do dia 19 de agosto de 2014 no Grande Auditório do MASP (Avenida Paulista, 1578 – Cerqueira César) em São Paulo/SP. O jornalista e historiador Mauro Malin, editor-adjunto do Observatório da Imprensa online, vai ser o mediador.

Hoskins tem se dedicado a entender como as mídias sociais têm mudado o entendimento sobre o passado e a memória. Ele pesquisa o que define como iMemory, ou seja, uma “memória digital”, na qual a tecnologia se tornou essencial para os processos pelos quais nos lembramos das coisas. É uma forma visual de se lembrar, que não tem a mesma permanência da recordação analógica, da era pré-digital. Para Hoskins, essas imagens e episódios de um passado que estavam esquecidos são trazidos de volta às redes sociais, mas aparecem misturados a milhares de outras imagens de um presente “virtual”.

Ele considera que a compulsão pela conectividade e pelo compartilhamento do selfie (quando a pessoa tira fotografias dela própria e compartilha nas redes sociais) tem acelerado esse processo de esvaziamento da memória. O registro pelos selfies transforma eventos coletivos em vivências individuais que são exibidos nos perfis pessoais de cada um, em meio a várias outras imagens, e acabam banalizando o que deveria ser um registro da memória.

 

 

Andrew Hoskins é fundador e editor-chefe da revista Memory Studies e co-editor da série de livros homônima. Atualmente, lidera o ESRC Google Data Analytics Project, que financia projetos voltados a demonstrar o potencial de informações e dados públicos disponíveis na Internet para o desenvolvimento de pesquisas sociais e econômicas.

O Fórum de Gestão do Conhecimento, Comunicação e Memória é uma iniciativa da Aberje, ECA-USP, Grupo de Estudo de Novas Narrativas, Museu da Pessoa e Memória Votorantim. Tem  inscrições gratuitas pelo site www.aberje.com.br/forum, aceitas até às 12h do dia 18 de agosto e limitadas à capacidade do espaço. Haverá tradução simultânea. Outras informações podem ser obtidas no hotsite especial ou ainda diretamente com Priscila Fiorelli no priscila@aberje.com.br ou ainda pelo telefone 11-3662-3990 ramal 845.

1381

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090