Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Eventos

Coleta, análise e medição de notícias online são bastante diferentes do método impresso

27/06/2014

Media Analytics é uma plataforma da Orbiit Business Intelligente que permite saber, com precisão, qualquer informação proveniente do noticiário na web, e também sobre os seus desdobramentos. Agrega conteúdos da web, mensura e analisa os conteúdos, calcula a audiência de cada notícia, traz resultados em tempo real e emite alertas e reports.  E ela foi detalhada pelo CCO Alexandre Martins na primeira edição da Jornada Aberje de Mensuração. O evento aconteceu na manhã de 26 de junho de 2014 no Espaço Sumaré na capital paulista.

 

 

Ele iniciou a apresentação relembrando o método de valoração de espaço editorial conquistado em meios impressos. A noção de centimetragem, embora ainda usual e até requisitada pelos clientes, não se sustenta por não representar a idoneidade do canal publicador, sendo apenas uma precificação publicitária baseada em estimativa de leitura. Ainda assim, foi um processo importante, na visão de Martins, porque constitui um embrião das preocupações de comprovação de resultados da comunicação tidas atualmente. Aliás, todo o embasamento da Auditoria de Imagem vem deste tempo. A verificação da imagem que a imprensa estabelece, diariamente, a partir de abordagens positivas e negativas, sobre os fatos que envolvem as instituições e personalidades são relevantes, mas nem sempre pautam a opinião de públicos segmentados hoje trabalhados.

O palestrante assinala que o noticiário online trouxe a unificação da redações dos veículos tradicionais com as equipes digitais e uma mudança no modelo de negócio, não só na apresentação das notícias. Mais ainda, agora o repórter e o editor propõem a preferência de conteúdo, que ilustra uma capa ou espaços mais nobres na tela, mas precisa haver logo depois a avalização dos leitores. A audiência altera a localização dos assuntos e mesmo impulsiona novas abordagens do tema pela demonstração pública de interesse. E tudo isto pede uma nova maneira de medir. Para o CCO da Orbiit, o mercado estava demandando uma metodologia própria para o meio online, com resultados mais precisos e indicadores de fácil compreensão, preços adequados de serviço e em tempo real. É o tempo real que permite fazer planos de mídia espontânea, sabendo-se que espaço editorial foi ocupado e buscando otimizar períodos de baixa visibilidade. “É monitorar publicações e poder preparar-se para argumentos a serem proferidos e para medidas a serem tomadas”, acrescenta.

Qual o interesse do público por matérias em que a empresa, marcas e produtos, assim como seus concorrentes, aparecem; quais os temas ou personagens que despertam maior atenção dos leitores; em quais veículos as audiências acontecem; qual a evolução das audiências desde janeiro de 2013; qual o número de interações que as notícias tiveram nas redes e qual relação dos targets que mais se destacam associados à imagem de uma instituição. Essas são algumas questões que podem ser respondidas pela metodologia, que passa a excluir categorização de positivo, negativo ou neutro e investe mais em inteligência.

O Media Analytics trabalha com capacidade ilimitada para agregação de notícias, atingindo 98% dos conteúdos veiculados em 277 sites – representativos de 92% do tráfego do noticiário. As informações são organizadas no dashboard, um painel de controle customizável. “Considerando os dados de audiência e destaques, são geradas informações que permitem identificar pontos de interesse, além de alertas, auxiliando na avaliação de desempenho de marcas e personas”, diz Martins. A quantidade de alertas é ilimitada e deflagrada em situações programadas previamente: sempre que a audiência ultrapassar a faixa de normalidade, sempre que o noticiário trouxer o nome da empresa, produtos, nome dos concorrentes ou de seus executivos.

 

 

Martins esteve acompanhado por João Abramo, Chief Technology Officer da Orbiit, e nos debates também pelo executivo Paulo Rovai, que vai atuar como mediador em todas as edições da Jornada e faz a curadoria dos temas. Veja um álbum de fotos no perfil da Aberje no Flickr, retomando a primeira iniciativa. A ideia é trazer as diferentes ofertas do mercado por fornecedores e a experiência das empresas contratantes com este tipo de investimento. Informações sobre os próximos encontros podem ser obtidas pelo telefone 11-3662-3990 ramal 845 ou no e-mail priscila@aberje.com.br com Priscila Fiorelli.

1156

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090