Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Estudantes

Reputação trabalhada via comunicação corporativa vai bem além dos canais, diz Helio Muniz

04/12/2013

O comunicador atualmente não pode ficar restrito à orquestração de canais dirigidos a públicos estratégicos. Esta tarefa continua sendo importante, ainda mais se alinhada em termos de discurso e postura, mas há outras facetas do trabalho diário em nome da reputação organizacional que ultrapassam as competências típicas da área. Num mundo com interações tão instantâneas e amplas, é preciso cuidar de simbologias que afetam percepções e ainda de outros campos de atuação, como logística, recursos humanos e atividades de produção.

Foi o que se viu na última edição em 2013 do Ciclo McDonald’s de Palestras, dentro do projeto Cafés Universitários Aberje, realizado no último dia 2 de dezembro com a presença de Helio Muniz, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil – Arcos Dorados. O encontro, iniciado e finalizado por uma experiência McGourmet, aconteceu no Instituto Aberje em São Paulo/SP e reuniu mais de 40 estudantes para ouvir a palestra “Comunicação Corporativa: Os desafios e estratégias de um gigante global”.


 

E os motivos para a visão repassada por Muniz aos futuros comunicadores da plateia são vários, a começar pelo 1,7 milhão de clientes que passam por dia nos 750 restaurantes da marca em território brasileiro, em 150 cidades diferentes. Este é um momento da verdade que coloca à prova as narrativas da comunicação e do marketing. Se for acrescida a esta conjuntura a alta rotatividade da equipe em determinados escalões e funções, tudo fica ainda mais complexo.  Tanto que o diretor comenta uma nova estratégia: não se fala mais em busca por retenção, mas sim pela oferta de uma experiência marcante para cada funcionário, pelo tempo que cada um desejar ficar.

No campo da comunicação, o enfoque é bem mais amplo que o desempenho de um setor interno específico. O que se quer é fazer todos entenderem o potencial de influência sobre as pessoas a respeito de uma marca. E auxiliá-los a trabalhar com esta representação ou ponto-de-vista de diplomacia. O investimento supera R$ 40 milhões em treinamentos. “Cada gerente é um diretor de comunicação”, resume ele. Numa compreensão abrangente de que comida é comunicação, tem uma nutricionista na equipe da área, demonstrando a relevância da interdisciplinaridade.

Mas é claro que há responsabilidades próprias do setor de Comunicação, e no seu caso envolvem comunicação externa, SAC, parte da comunicação interna e ainda gestão de crise, com trabalho voltado para funcionários, fornecedores e franqueados. Projetos dirigidos e alinhados, como McDia Feliz, casas Ronald McDonald, projeto Biodiesel, Receita de Família (McDonald’s University, Programa All Star, Programa Voice of McDonald’s), Programas de Reciclagem, Gincana Bom Vizinho e McGourmet, foram explicados na apresentação. Há um trabalho forte de mapeamento de conversações e alvos para influenciar a percepção sobre a empresa, com base na verdade. “A comunicação corporativa hoje só existe na verdade. Ainda mais com esta conexão e checagem permanentes dos públicos. A sociedade perdoa erros, mas não quem tenta enganá-la”, pontua Muniz. E acrescenta: “a política do ‘ninguém vai saber’ não existe mais”.


 

Os Cafés Universitários 2013 foram realizados com patrocínio do McDonald’s. Uma quarta e última palestra vai ser agendada para os primeiros meses do próximo ano. Informações podem ser obtidas com Amanda Thiemi pelo e-mail cafeuniversitario@aberje.com.br ou ainda pelo telefone 11-3662-3990 ramal 280.

1204

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090