Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Estudantes

Melhor comunicação em nutrição vem da conduta

23/11/2013

Alessandra Ber, Gerente de Comunicação Corporativa do McDonald´s, e Maria Luiza Ctenas, consultora de Nutrição da empresa, revezaram-se para apresentar a segunda palestra do Café Universitário Aberje 2013. O evento, realizado no dia 22 de novembro em São Paulo/SP, reuniu mais de 40 estudantes de cinco instituições universitárias distintas e mostrou que a conduta é a melhor maneira de comunicar boas práticas e conhecimentos em nutrição. A abertura foi feita por Jovanka de Gênova, gerente de Premiações da Aberje.

A palestra começou por um histórico da atuação da empresa no Brasil, iniciada com loja no Rio de Janeiro em 1979. Na ocasião, já era o 25º país a receber restaurante da marca. Em São Paulo, tudo começou em 1980 com ponto na Avenida Paulista existente até hoje, cidade que sediou o primeiro drive-thru quatro anos depois. O jingle dos sete ingredientes do Big Mac foi lançado em 1983 – uma das peças de comunicação projetadas durante a palestra, ao lado dos primeiros materiais da célebre campanha “Gostoso como a vida deve ser”. Brasília veio a receber a primeira franquia no país em 1987. O primeiro McDia Feliz (1988), o cardápio em braile (1989), o lançamento do primeiro guia nutricional (1994), a universidade do hambúrguer em Alphaville/SP (1997), a inauguração da Cidade do Alimento em Osasco/SP (1999), a escolha como Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil (2001) e a entrada da salada no cardápio regular (2002), foram alguns marcos rememorados.


 

A nutricionista Maria Luiza coloca o ano de 2011 como uma “grande virada” na empresa, com redução de gordura saturada e sódio nos produtos junto a outras decisões anteriores – como a mistura de algodão, soja e palma que compõe o óleo de fritura desde 2007. E o ato, por exemplo na área de sódio no pão, aconteceu depois de dois anos de estudos intensos. A distribuição de guias calóricos e indicações de alimentação saudável vieram antes de regras da legislação brasileira, o que busca demonstrar a seriedade com que se trata o tema. Todavia, ela reconhece ser uma batalha diária a conscientização de pais, crianças, médicos e formadores de opinião sobre esta postura. O compromisso com a saúde acontece inclusive independente da preferência e procura da própria clientela, com inserção de frutas no McLanche Feliz ou toda uma seleção de saladas mantida apesar de não ter venda expressiva. E não hesita em afirmar: “a melhor comunicação em nutrição vem do exemplo, com bons hábitos mostrados para as crianças desde cedo. E este exemplo está sendo estimulado por nossos pontos-de-venda”.

A gerente de Comunicação Alessandra fala em quebrar barreiras, mostrando que os produtos têm qualidade. Para isto, busca falar de um jeito específico com cada público, por meio de canais dirigidos. Os funcionários recebem o informativo impresso McNews e tem à disposição o canal telefônico Nutrim como ponto de suporte na área. A eles são oferecidas diariamente frutas como lanches. A relação da marca com o esporte (como se vê no patrocínio da Copa do Mundo da Fifa e na promoção de corridas como a McDonald’s 5K Mulheres em Movimento, por exemplo) é outro mecanismo, demonstrando que alimentação equilibrada e gasto de energia precisam estar associados. Em 2009, a empresa inaugurou em Sorocaba/SP o Ronald Gym Club, espaço que une os avanços da tecnologia aos fundamentos de esportes tradicionais, como basquete, atletismo e ciclismo. As crianças se divertem e fazem exercícios em bicicletas ergométricas acopladas a monitores de LCD, mostrando trajetos de passeios, entre outros recursos. Alessandra ainda mencionou o portal Comer e Aprender, direcionado a pais e mães interessados nos mais variados aspectos nutricionais e em estilo de vida ativa.

Chamou atenção da plateia a estratégia desenvolvida desde 2004 com os McGourmets, jantares feitos exclusivamente com os mesmos ingredientes utilizados nos produtos dos restaurantes McDonald’s, tratados com criatividade para produzir pratos surpreendentes. Os produtos são descontruídos e reelaborados em outro formato, tendo já somado 340 receitas diferentes. São oferecidos em encontros especiais com formadores de opinião variados e deixam para reflexão alguns estereótipos que envolvem os lanches. Nas edições do Café Universitário Aberje, estão sendo servidas opções criadas nos McGourmets para degustação. Um programa de visitas guiadas nos restaurantes, e também uma opção virtual, permite compreender melhor a excelência sanitária dos processos e a garantia de sabor e nutrição combinados. A presença em eventos médicos e de nutricionistas é outro caminho adotado. A campanha Além da Cozinha investe na divulgação da origem dos alimentos comprados e processados pela rede, e é outro suporte à demonstração de qualidade.


 

Os Cafés Universitários 2013 têm patrocínio do McDonald’s Brasil. A próxima edição está marcada para às 14h do dia 2 de dezembro, com a presença do Diretor de Comunicação Corporativa da empresa, Hélio Duarte, que fala sobre “Comunicação corporativa - os desafios e estratégias de um gigante global”. Mais informações podem ser obtidas com Jéssica Souza pelo e-mail cafeuniversitario@aberje.com.br ou ainda pelo telefone 11-3662-3990 ramal 245.

 

1083

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090