Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Estudantes

Compromisso de receber conhecimento e deixar legado marca trajetória de Helio Muniz

06/11/2013

Debater a filosofia de gestão da empresa e retomar trajetórias profissionais com grandes especialistas: essa é a ideia do Ciclo McDonald’s de Palestras, iniciado em 1 de novembro de 2013 dentro do projeto Cafés Universitários Aberje 2013. E a primeira participação foi de Helio Muniz, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil,  falando sobre vida e carreira em uma multinacional.

A atividade, iniciada por uma experiência McGourmet, aconteceu no Instituto Aberje em São Paulo/SP e reuniu mais de 50 estudantes, vindos de instituições como Cásper Líbero, Metodista de SP, FIAM/FMU           , Anhembi-Morumbi e Senac. O McGourmet é um projeto criado pela chef de cozinha e nutricionista do Mc Donald’s, Maria Luiza Ctenas. A proposta é criar pratos diferenciados e criativos com os ingredientes utilizados nos produtos da rede do Mc Donald’s e oferecer em degustação. Não são itens encontrados no cardápio convencional, mas recriados em composições inusitadas.

Jovanka de Genova, gerente de Premiações da Aberje, fez as boas-vindas e falou das características de estrutura e funcionamento da entidade. E comentou da importância de estar conectado nesta rede de relacionamento desde o período universitário. Logo na sequência, Muniz fez sua apresentação no formato de contação de histórias, rememorando experiências do decorrer de sua trajetória, desde o inusitado trabalho de redator e entregador de press-release na mídia, fantasiado de canguru, até o Prêmio Esso conquistado a partir de uma imersão num ponto de venda de drogas em morro carioca. Depois de passagens importantes em meios de comunicação tradicionais na redação e edição, recebeu convite para entrar na Rede Globo, onde permaneceu mesmo depois da saída de seus chefes. Sua passagem pelo Marketing e Comunicação do IgFinance, portal financeiro do banco Opportunity, foi outro fato narrado, sobremaneira pelas dificuldades de tratar de um tema e de um canal ainda desconhecido do público. Na privatização da estatal paulista de energia, quando toda a equipe de comunicação havia saído, ele foi chamado para estruturar a renovação do setor e chefiou a área de Propaganda. Após quase dois anos, outra reestruturação o levou a sair, retornando ao Rio de Janeiro para montar uma consultoria de gestão de crise, que depois teve escopo ampliado  e originou a agência Tapioca, especializada em comunicação interna e marketing de incentivo para clientes como Oi e Petrobras. Uma visita de prospecção à GOL Linhas Aéreas o levou de volta para o mercado corporativo, exatamente nesta empresa, para montar o setor de comunicação. “Minha relação com meus trabalhos foi sempre de aprendizagem: deixar um legado e receber conhecimento”, comenta.

 



Created with Admarket's flickrSLiDR.

 

Então ingressou no McDonald’s e tem enfrentado desafios como a retenção dos jovens na empresa, investindo no entendimento do perfil e das aspirações de mais de 50 mil pessoas. Alguns projetos foram comentados para a plateia, como o caso da McDonald's University, universidade corporativa da rede de fast-food, no Brasil há 15 anos. A unidade, localizada em Alphaville, atende a todos os restaurantes da América Latina e Caribe e possui três escolas: a Escola de excelência operacional – com cursos de serviço ao cliente, produtos processos e equipamentos –, a Escola de liderança – que oferece treinamentos de gestão de pessoas, cultura e cidadania corporativa –,e a Escola de negócios – com cursos de tecnologia e inovação, gestão estratégica e finanças. 

O patrocínio do Prêmio Universitário Aberje/PUA em 2012 foi relembrado por Muniz, exaltando a postura irreverente e criativa das equipes inscritas e finalistas, com ideias livres e adequadas para a questão do turn-over do McDonald’s e do seu status de maior empregador privado do Brasil. Ele aconselhou que os estudantes tenham exatamente esta característica de quebrar barreiras e propor novos caminhos, sem vícios do cotidiano de trabalho. E completou: “há empresas com medo de contratar grandes talentos, porque é uma competição com seus chefes. Esse não é o nosso caso”.

Comunicação e Nutrição  é o próximo tema, que vai ser desenvolvido no dia 22 de novembro por Alessandra Ber, Gerente de Comunicação Corporativa do McDonald´s; e Maria Luiza Ctenas, consultora de Nutrição da empresa. Em 2013, o ciclo é completado pela palestra Comunicação Corporativa: Os desafios e estratégias de um gigante global, com Helio Muniz, em 02 de dezembro.

Os Cafés Universitários 2013 têm patrocínio do McDonald’s. Informações sobre as próximas edições podem ser obtidas com Jéssica Souza pelo e-mail cafeuniversitario@aberje.com.br ou ainda pelo telefone 11-3662-3990 ramal 245.


 

1374

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */