Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Estudantes

CIEE encaminha mais de 130 mil aprendizes em 10 anos

08/05/2013

Em 2013, o CIEE completa uma década de envolvimento com aprendizagem, ultrapassando a marca de 130 mil beneficiados no período e mantendo em ati­vidade, hoje, 50 mil jovens em capacitação profissional nas organizações parceiras.

Para mar­car a efeméride, divulgou matéria especial no número 110 de revista Agitação, publicação institucio­nal distribuída gratuitamente para empresas, escolas e jovens, que conta também com versão digital no site www.ciee.org.br. A repor­tagem faz um balanço desses 10 anos, trazendo histórias como a da jovem Gabriela Dias Santos, que foi uma das beneficiadas pela iniciativa e hoje se tornou instrutora de aprendizes, assu­mindo as aulas de capacitação à distância – serviço voltado às localidades cujo número de contratados não possibilita a criação de turmas presenciais.

Além disso, há depoimentos de parceiros como a Fundação Roberto Marinho, que se aliou ao CIEE em 2005, renomeando o programa para Aprendiz Legal. “São duas entidades há muito preocupadas com a inserção so­cial dos jovens no mercado de trabalho”, disse Nelson Savioli superintendente executivo da FRM.

A aprendizagem é regida pela lei nº 10.097/2000, que estipula percentuais do quadro funcional de empresas, a serem preenchidos por jovens entre 14 e 24 anos, sem experiên­cia profissional. Durante dois anos, os aprendizes dividem sua carga horária entre ativi­dades práticas desenvolvidas em ambiente real de trabalho e aulas de capacitação teórica, ministradas por organizações credenciadas como o CIEE.

 

Sobre o CIEE

Além de administrar programas de estágio e aprendizagem, para jovens de todo o País, o CIEE desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados, destinados, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social, como os Programas do CIEE: Educação à Distância, inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência, Alfabetização e Suplência para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional (OIP), Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

899

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090