Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Estudantes

USP fecha parceria com IBM e Flextronics para criação de dois laboratórios

18/08/2011

Na última sexta-feira (12/8), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) inaugurou dois laboratórios de informática para formação e capacitação de profissionais de nível superior em tecnologias da informação (TI). Trata-se do Projeto de Disseminação de Conhecimentos de Informática em Tecnologia da Informação (PDCI-TI), resultado de um convênio entre a Poli e as empresas IBM e Flextronics, estabelecido por meio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE).

A proposta do PDCI-TI é promover atividades extracurriculares, optativas e gratuitas, para estudantes da Poli, relacionadas com conhecimentos de TI, complementares à formação acadêmica e profissional. Os cursos propostos nessa parceria servirão para o aprofundamento e contextualização dos conteúdos, indicando aplicações no exercício da profissão. Eles ajudarão a formar os engenheiros da Poli, em todas as áreas.

“Mais do que cumprir sua função didática, disponibilizando aos alunos conhecimento de ponta em TI, esse convênio marca o início de um relacionamento profícuo com a IBM na área educacional”, disse o diretor da Poli, o prof. Dr. José Roberto Cardoso, durante a inauguração dos laboratórios. Ele ressaltou que esse tipo de parceria possibilita melhorar ainda mais a qualidade do ensino da Poli, cuja excelência já é reconhecida.

“Esta parceria é de extrema importância para a IBM e para o mercado de TI pois capacita profissionais futuros nas tecnologias mais atuais. Acreditamos que esta iniciativa seja um diferencial para esses profissionais no mercado de trabalho, pois certificações funcionam como uma porta de entrada para um ambiente que tende a ser cada vez mais exigente e competitivo”, diz Edson Luiz Pereira, responsável pela área de Parcerias Educacionais da IBM que esteve presente no evento, juntamente com o diretor do Laboratório de Pesquisa da IBM, Sergio Borger, e do executivo Josias de Souza, da Flextronics.

Ênfase dos cursos - Inicialmente, os cursos do PDCI-TI serão voltados apenas para os alunos da Poli, mas a ideia é que, no futuro, sejam também abertos à comunidade da USP. Haverá mais ênfase na plataforma mainframe, com a promoção de cursos de conhecimento básico, intermediário e avançado nesta plataforma, além de cursos sobre os sistemas operacionais Linux, UNIX, e Windows. Banco de dados, storage, vituralização, administração de banco de dados, entre outros, também poderão fazer parte do curso. Os cursos foram desenvonvidos em parceria com a IBM e os laboratórios têm conexão com um Mainframe IBM, o que possilibiltará aos alunos a prática nesses ambientes.

O custo do projeto foi de cerca de R$ 200 mil, mas tão importante quanto os equipamentos é o capital humano, ou seja, os profissionais que ministrarão as aulas. Os laboratórios funcionarão no prédio do Biênio da Poli. A programação dos cursos será divulgada em breve.

1239

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090