O Diálogos Aberje Universidade recebeu no dia 18 de novembro as professoras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Angela Schaun e Esmeralda Rizzo, para falarem e debaterem sobre o livro recém-publicado, Agências de Comunicação: Teoria e Prática (Editora Expressão e Arte).
Angela Schaun é graduada em Jornalismo e mestre em Ciências Sociais – Sociologia da- Cultura pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. É coordenadora de pesquisa do Centro de Comunicação e Letras e lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação, Culturas e Mídias Contemporâneas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Esmeralda Rizzo é graduada em Ciências Econômicas, mestre e doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é pesquisadora na área de Comunicação Empresarial e de Gênero da mesma universidade.
O livro é fruto de uma pesquisa realizada a partir do crescimento das agências de comunicação nos últimos anos no Brasil e teve como objetivo compreender os desafios da comunicação nas organizações hoje, em relação à sociedade, o mercado e o novo perfil do profissional de comunicação.
Para o evento, as docentes deram ênfase ao capítulo 7 do livro, intitulado “O profissional de Comunicação”. Assim, mencionaram as características do novo perfil do comunicador, as quais, segundo elas, não se encontram exclusivamente na universidade, em disciplinas específicas, mas na convivência e na sociedade. Explicaram, então, as mudanças e tendências para esse novo perfil, que permeiam a transdisciplinaridade (fundamentado em questões como filosofia, ética, sociologia e antropologia, por exemplo), a hiperconectividade, estruturas de rede, fusões e aquisições, a busca pela sinergia e a forte comoditização de empresas. Num âmbito mais recente, abordaram as mudanças decorrentes da valorização da cidadania, da multiplicidade de públicos, do consumo responsável, da concorrência global e das minorias sociais, que surgiram com o novo milênio, atualmente manifestadas, principalmente, pelo ciberativismo.
As professoras também revelaram os contornos mais complexos a partir de demanda de desempenho baseados em capacidade gerencial, convívio com equipes, liderança dos processos comunicativos tanto público quanto privado. Explicitar e transparecer os direitos do consumidor e as questões sobre cidadania, bem como estabelecer nas organizações uma via de mão dupla num processo contínuo de movimento, além das muitas habilidades exigidas pelo mercado, foram desafios necessários para as organizações mencionados por Schaun.
As teorias de Margarida Kunsch e Gaudêncio Torquato sobre a importância do pensamento estratégico e sobre o profissional de comunicação foram citadas para que o novo perfil do comunicador fosse tratado através de tópicos como transparência nas organizações; necessidade de formação cultural, de análise, reflexão e crítica, bem como de pesquisa, método e planejamento; capacidade de trabalhar em equipe; resolução colaborativa de problemas e inteligência emocional; desenvolvimento de talentos e filantropia; avaliação de processos e projetos; criação de redes de relacionamentos, produzindo transformações e cadeias de sustentabilidade e proximidade da profissão com a ética.
A apresentação foi seguida de debate com alunos de graduação em Comunicação Social de diferentes faculdades e o evento terminou com uma sessão de autógrafos.
O Diálogos Aberje Universidade busca promover um intercâmbio de ideias sobre a comunicação empresarial e a universidade por meio de debates com docentes que falam e refletem sobre suas obras.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090