Depois das entrevistas com os melhores candidatos, dentre mais de 150 inscritos no programa de Estágio Aberje/PRIME Research 2014, o resultado apontava em novembro daquele ano a seleção de Jefferson Porto Lucio, 23 anos, morador de São Bernardo do Campo/SP e aluno do sexto semestre do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo. Ele desenvolveu sua experiência na unidade paulista da agência internacional de pesquisa e consultoria PRIME entre 3 de novembro de 2014 e 30 de janeiro de 2015 e ainda garantiu uma bolsa-auxílio.
A PRIME Research é uma agência global em pesquisa de comunicação estratégica, com 20 anos de existência dentre as mais de 500 empresas e marcas em todo o mundo. Possui 100 gerentes de projetos e 600 analistas em seis centros de pesquisa nas Américas, Europa e Ásia para constantemente monitorar, analisar e consultar tendências de comunicação em mais de 35 mercados em todo o mundo em 15 setores de atividade.
A etapa final do processo previa a redação de um artigo científico. Seu tema foi “Mensuração da Comunicação: agregando valor à imagem e reputação corporativa”, onde constata a incessante busca, tanto pela área quanto de seus atores, para comprovar sua contribuição aos negócios e, consequentemente, sua vocação estratégica. O desenvolvimento da pesquisa investiu em extenso referencial teórico, destacando o pesquisador Mitsuru Yanaze, que tem procurado elucidar a lógica e as ferramentas disponíveis. Em sua opinão, pela observação dos aspectos analisados, inserida na comunicação corporativa, a mensuração de resultados tem por finalidade comprovar e justificar a tomada de decisões, de modo a proporcionar uma visão palpável aos negócios da organização em termos de imagem, percepção e reputação perante seus públicos de interesse. Para isso, faz-se necessária a adoção de métricas, que consigam medir a eficiência, eficácia ou efetividade das ações. Outro passo importante é observar o tipo de comunicação que está sendo executada: administrativa, mercadológica ou institucional. A última etapa consiste no tipo de comunicação e retorno esperado: os retornos em moedas financeiras e em moedas não-financeiras. Percebe-se, também, uma preocupação por parte dos profissionais de comunicação quanto à mensuração dos resultados obtidos pela área e o montante de sua contribuição ao negócio. Para alguns autores, essas dificuldades podem ser explicadas pela formação acadêmica, carente em gestão e negócios. Este cenário tem levado ao aumento da procura por consultorias em Comunicação com foco no desenvolvimento de serviços voltados à mensuração e à valorização dos resultados empresariais em suas exigências.
Para ter maiores referências sobre o Programa de Estágio Aberje-PRIME Research, veja o hotsite de 2014. Para download do artigo no formato PDF, basta clicar aqui.
1902 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090