Planeje o futuro, refletindo o passado, porque é preciso aprender com erros e inspirar-se com os acertos. Seja otimista, crie seu método de trabalho e comece já. Acredite na sorte, mas jamais dependa dela. Tome atitudes. Foi com essas palavras que Alexandre Guimarães, Diretor da Engenharia Elétrica e Eletrônica da GM América do Sul, começou sua palestra “Marca Pessoal, construindo o seu legado” dentro do Ciclo General Motors do Brasil do projeto Café Universitário Aberje. A atividade aconteceu na tarde do dia 4 de dezembro de 2014 no Espaço Aberje Sumaré em São Paulo/SP.
Entre os pontos de reflexão trabalhados pelo palestrante, estiveram: Que adjetivo andam espalhando por aí sobre você? Você não sabe? Você faz a diferença? Qual sua marca pessoal? Você está deixando algum legado por onde passa? Essas questões incômodas ou difíceis de responder foram levantadas com dinamismo e leveza pelo executivo, buscando trazer inquietude e também reflexão aos estudantes. Para ele, currículo impecável, domínio de idiomas e até experiência profissional já são hoje considerados ativos-padrão. Seria preciso diferenciar-se.
Antes, entre as decisões de um profissional, a depender do contexto e da área de trabalho, estava em percorrer um caminho generalista ou especialista no mercado. Hoje, na visão de Guimarães, tanto faz a escolha: é preciso investir na diferenciação a partir do auto-conhecimento, tendo como base uma pessoa como referência – mas para construir o próprio legado. “A satisfação de saber que fez alguma coisa num lugar ou para um grupo é importante. O conhecimento dá suporte e segurança, mas é a paixão pelo que faz que traz brilho nos olhos e faz tocar as pessoas”, destaca. “A única coisa que importa é ser feliz, o resto vem junto”.
TRAJETÓRIA - Guimarães é engenheiro elétrico formado pela PUC de São Paulo, com mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e MBA em Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA. Trabalha na General Motors desde 1993, onde já desempenhou inúmeras funções, como Engenheiro de Produto, Engenheiro Residente na Alemanha, Gerente de Engenharia Elétrica, Assessor Técnico do Vice-presidente de Engenharia e Gerente Sênior de Operações de Engenharia, até chegar no atual cargo.
Durante muitos anos, dedicou parte do seu tempo à elaboração e publicação de artigos técnicos sobre os temas “eletrônica embarcada” e “gestão do conhecimento”, totalizando até o momento 46 artigos publicados em revistas e congressos. É também o autor do livro “Eletrônica Embarcada Automotiva”, primeira publicação sobre o tema na língua portuguesa.
Os Cafés Universitários Aberje têm patrocínio da GM. Para informações sobre as próximas edições, fale com Amanda Thiemi pelo e-mail cafeuniversitario@aberje.com.br ou ainda pelo telefone 11-3662-3990 ramal 280.
1937 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090