Primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, e sede da empresa no País, a Anchieta, em São Bernardo do Campo, completa hoje, 18 de novembro, 54 anos com um balanço positivo em termos de sustentabilidade, graças a processos mais eficientes. Apenas nos últimos cinco anos, a fábrica já economizou 401.326 MWh de energia elétrica, que equivale ao abastecimento por um ano de uma cidade com aproximadamente 140 mil habitantes, como Itu ou São Caetano do Sul, em São Paulo. Em termos de água, no mesmo período, foram economizados cerca de 1.682 milhões de litros, suficientes para encher 67 piscinas olímpicas. No que se refere a metal, foram recicladas mais de 294 toneladas, que seriam suficientes para a construção de 41 estádios do Maracanã.
Por meio de uma série de iniciativas inovadoras, a unidade tem conseguido alcançar ótimos resultados em economia de recursos naturais e dá um passo adiante com o lançamento do conceito mundial “Think Blue. Factory.” no Brasil, que é um conjunto de iniciativas realizadas no processo produtivo com a meta de melhorar em 25% os seguintes indicadores ambientais: consumo de água, uso de energia elétrica e térmica, geração de resíduos, emissões de CO² e de solventes até 2018, em relação a 2010.
“O compromisso com o meio ambiente sempre foi uma responsabilidade da nossa empresa. Além de cuidarmos do nosso planeta e garantirmos a qualidade de vida das futuras gerações, a sustentabilidade também é uma vantagem competitiva para a Volkswagen pela redução nos custos de fabricação. Precisamos e vamos continuar contribuindo neste sentido para atingirmos a meta de redução de, no mínimo, 25% de insumos em nossa fábrica”, disse o diretor da fábrica Anchieta, Frank Sowade.
Caminho da Sustentabilidade
Para apresentar as ações realizadas para colaborar com a economia de recursos naturais, a fábrica Anchieta inaugurou em o “Caminho da Sustentabilidade”. O trajeto divulga ações inovadoras e diversificadas da empresa em prol da sustentabilidade, abrangendo desde seu processo produtivo e melhores práticas de conservação de recursos naturais, a projetos em benefício da sociedade, do meio ambiente e de geração de energia limpa. Dessa forma, a Volkswagen do Brasil destaca seu compromisso com o desenvolvimento dos três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.
O “Caminho da Sustentabilidade” abrange áreas produtivas e externas da fábrica Anchieta, revelando a qualidade e a inovação dos processos da marca. O roteiro conta com 25 banners com fotos e textos, em português e inglês, que trazem informações técnicas simplificadas sobre melhorias implementadas e iniciativas de sustentabilidade.
Uma das ações destacadas é a implantação de escritórios sustentáveis, com melhor utilização da luz natural, móveis ergonômicos, reorganização de espaços, entre outras iniciativas, presentes em grande parte das instalações da fábrica.
Outras iniciativas realizadas pela fábrica Anchieta:
ISO 14.001- Sistema de Gestão Ambiental
A fábrica Anchieta é certificada pela ISO 14.001, norma credenciada pela Organização Internacional de Normatização (ISO), desde 2005. O objetivo principal desta norma é a busca da melhoria contínua, do atendimento às leis, da prevenção à poluição, da conscientização ambiental e do comprometimento com o Meio Ambiente.
O organismo certificador DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen / Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão) recomendou em setembro deste ano a manutenção da certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) baseado na norma ISO 14.001. Para esta certificação, foram auditadas as áreas de Gestão Ambiental Corporativa, Planejamento de Fábrica, Manutenção Site, Logística de Fábrica, Logística Volkswagen, Desenvolvimento do Produto, Armação, Pintura, Montagem, Qualidade Assegurada, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Compras, Governança, Risco e Compliance e Estratégia Corporativa.
Fábrica Anchieta
Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha e desde então tem introduzido ao longo da história os vários avanços e inovações da indústria automotiva brasileira. Já na cerimônia de inauguração, a unidade foi o cenário da cena que seria identificada como a "certidão de nascimento" do setor automotivo no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversível.
Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1,2 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída e conta com a força de trabalho de aproximadamente 13.600 colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Ferramentaria, Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.
A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat. Desde sua inauguração, a fábrica já produziu 12,8 milhões de veículos, sendo também responsável pela exportação de seus modelos para Europa, América Central e América do Sul.
Em termos de tecnologia, a unidade inaugurou em 2013 uma linha de Armação exclusiva para o modelo Saveiro, que dispõe de 152 robôs de última geração, mais rápidos e com menor consumo de energia, encontrados apenas em fábricas da Volkswagen na Europa. As máquinas possuem pinças de solda com mecanismo de servo acionamento, que controla a distância entre um ponto e outro, garantindo mais qualidade e precisão ao processo. Possui também recursos da fábrica digital, que permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonômicas.
Visitas ilustres em 2013
Em 2013, a unidade recebeu visitas ilustres, como a do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, que aproveitou em maio a oportunidade para também conhecer a ação social que conta com o apoio da Volkswagen, a versão brasileira do projeto "A Chance to Play - O Direito de Brincar". Criada pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen em parceria com a ONG terre des hommes, a iniciativa visa dar novas perspectivas a crianças e jovens do Brasil, por meio de projetos sociais que utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover a educação, a cidadania e a cultura de paz.
O principal ícone do futebol mundial e embaixador da marca Volkswagen, Pelé, também visitou a fábrica Anchieta neste ano. Em junho, o ex-jogador foi recebido pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e pelo diretor de Marketing da empresa, Axel Schroeder. Acompanhado pelos executivos, Pelé percorreu a linha de produção da empresa, onde conheceu a alta tecnologia dos produtos e dos processos da Volkswagen do Brasil. Durante o percurso, Pelé parou para cumprimentar, dar autógrafos e tirar fotos com os colaboradores, que vibraram com a presença do atleta do século.
A ministra de Estado no Ministério de Relações Exteriores da Alemanha Cornelia Pieper esteve na unidade em outubro e teve a oportunidade de conhecer a primeira escola do ramo de ensino dual da indústria no País, o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, implementado em 1973, o centro já formou mais de 6.000 profissionais especializados. Aliás, um dos principais motivos da visita da ministra ao Brasil foi levantar discussões sobre esta metodologia de ensino, que une aulas teóricas e práticas, permitindo que os alunos acompanhem o processo produtivo, aprendendo com a mediação de professores e de mentores das áreas de manufatura da empresa.
“A visita da ministra mostra a importância da Volkswagen do Brasil como uma das empresas pioneiras no ensino dual no Brasil. A formação e a capacitação de jovens profissionais faz parte da cultura da Volkswagen desde o início de suas operações na Alemanha. Aqui no Brasil, conseguimos implementar esse modelo por meio de uma parceria de 40 anos de sucesso com o SENAI, que se tornou referência para a indústria no País”, afirmou Holger Rust, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil.
858 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090