A HP e a DreamWorks Animation SKG se unem novemente para produzir a animação 3D mais avançada do estúdio desenvolvida até hoje. Baseado na série de livros "Os Guardiões da Infância", o filme “A Origem dos guardiões” estreou nos Estados Unidos no dia 21/11 e tem estreia prevista para 30/11 no Brasil.
Para criar o longa com alto nível de riqueza visual nos movimentos, nas reações emocionais e nos detalhes que compõem os personagens, a DreamWorks utilizou a tecnologia de Infraestrutura Convergente da HP que possibilita uma execução sem falhas de tarefas criativas detalhadas. Entre os produtos e sistemas utilizados na animação, estão: Cloud Services, HP Z Workstations, monitores HP DreamColor, soluções HP Networking e servidores HP Proliant, serviços de gerenciamento de impressão HP e recursos de renderização digital.
A produção de “A Origem dos Guardiões” exigiu mais de 65 milhões de horas para renderização. Dessas, cerca de um milhão foram realizadas usando poder de processamento residente em desktops aos fins de semana ou durante a noite, controlada pela workstation de alta performance Z820. Já os serviços flexíveis de computação na nuvem da HP cuidaram de 20% de toda a renderização. “Nosso objetivo é ir além dos limites do que é possível atualmente em produção de animação digital”, diz Derek Chan, chefe global de operações tecnológicas da DreamWorks Animation.
A DreamWorks Animation usa tecnologia HP em todo o ciclo de produção – da criação e design dos personagens ao desenvolvimento detalhado de cenas, passando pelo processamento de quantidades massivas de dados. Ao longo dos anos, as soluções HP tiveram papel fundamental na criação das animações inovadoras como “Shrek”, “Como Treinar O Seu Dragão”, ”Kung Fu Panda”, “Madagascar” e “O Gato De Botas”.
“A Origem dos Guardiões” utilizou diversas tecnologias da HP. Conheça cada uma delas:
• Monitores profissionais HP DreamColor, que suportam até um bilhão de cores ativas e trazem consistência nas paletas. A tecnologia HP DreamColor foi utilizada na produção do filme para garantir cores precisas tanto na impressão quanto no monitor.
• HP Remote Graphics Software permitiu uma colaboração fluida entre os artistas espalhados em múltiplas localizações para finalizar detalhes mais complicados.
• Os serviços flexíveis de computação na nuvem da HP permitiram que, mesmo diante do crescimento da demanda por recursos digitais de produção, o estúdio se mantivesse dentro de sua estimativa de “pegada virtual”– eliminando a necessidade de uma expansão física multimilionária, ao mesmo tempo em que continua a providenciar os recursos necessários à exigência artística.
• HP Networking: para suportar a infraestrutura escalável WAN/LAN de 10G do estúdio, 100% de equipamento de rede usado na produção do filme nos EUA veio da HP.
• Servidores HP BladeSystem, em conjunto com servidores ProLiant BL460c, permitem ao estúdio renderizar de forma mais eficiente. Os blades HP Gen8 conseguiram um desempenho de renderização 40% mais alto, comparado aos servidores usados anteriormente, além de uma performance por watt 42% melhor.
• HP Storage: 3 petabytes de armazenamento HP foram usados para facilitar a proteção e arquivamento de dados.
• Serviços de gerenciamento de impressão HP e também equipamentos multifuncionais ajudaram a DreamWorks Animation a converter arquivos eletrônicos e imagens digitais em documentos vivos, ricos em cor, para visualização prévia, montagem de storyboards e outros processos de animação.
Curiosidades sobre a produção de “A Origem dos Guardiões”:
• O estúdio de renderização da Dreamworks Animation – ou, no termo técnico, “fazenda de servidores” - é o mais poderoso já usado em uma produção de estúdio.
• Mais de 250 terabytes de armazenamento em disco foram usados na criação de “A Origem dos Guardiões”.
• A animação “A Origem dos Guardiões” tem duração de 97 minutos e é composta por mais de 130 mil quadros individuais gerados por computador.
• Um dos efeitos especiais mais complicados e mais espetaculares é a areia, criada pela geração de muitos pontos dentro do computador, chamados de “partículas”. Cerca de um bilhão de partículas foram necessárias para criar os ambientes de areia em uma única cena.
Sobre a HP - A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto significativo nas pessoas, nas empresas, nos governos e na sociedade. A HP, a maior empresa de tecnologia do mundo, oferece um portfolio de produtos que abrange impressão, computação pessoal, software, serviços e infraestrutura de TI para resolver os problemas dos clientes. Outras informações sobre a HP (NYSE: HPQ) estão disponíveis em http://www.hp.com.
1149 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090