Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Empresas

Kaiser completa um ano de relançamento com maior lucratividade para HEINEKEN

12/11/2012

Um ano após seu relançamento, a Kaiser vem ganhando mais solidez, lucratividade e participação no mercado. A marca, que foi adquirida pela Cervejaria HEINEKEN, passou, em novembro de 2011, por uma série de reestruturações em seu processo produtivo, identidade visual e nas campanhas de marketing. Desde então, Kaiser tornou-se uma das cinco marcas de maior faturamento e volume para a Cervejaria no mundo todo, com um portfólio mais eficiente, maior representatividade para a HEINEKEN e uma participação de mercado nacional 0.2pp superior ao da época do pré-relançamento.

“Ficamos otimistas ao saber que, após a reestruturação da marca, o nosso market share aumentou 0,8 pontos percentuais, nas áreas foco. Outro fato surpreende é que nós também ampliamos a lucratividade de Kaiser em dois dígitos. Hoje em dia a maioria das pessoas já sabe que a Kaiser é uma marca de HEINEKEN”, comemora Mariana Stanisci, Diretora de Marcas Mainstream da Heineken Brasil.

Kaiser já duplicou o índice entre as três marcas de cerveja mais lembradas, passando de 21,6%, antes do relançamento, para 41,3%, em agosto deste ano. Outro dado que demonstra a evolução de Kaiser é a taxa de experimentação - o número de pessoas que provaram a cerveja pela primeira vez saltou 50%, subindo de 31,4% (out/11) para 46,2% (ago/12).

Com nova identidade visual, a marca que era amplamente consumida por pessoas da classe C, também vem despertando a curiosidade das classes A e B. Antes do relançamento, o índice de pessoas que desconsideravam Kaiser como opção de compra era de 14,7%. Com a reestruturação da marca, e graças às diversas ativações em pontos de venda e ações de marketing, esse número diminuiu para 4,7% (ago/12).

Nos bares e supermercados, Kaiser já ampliou a sua distribuição ponderada em 10%.   Os indicadores de evolução de Kaiser resultam da estratégia da marca em apresentar um crescimento equilibrado e lucrativo, não focado apenas no volume de vendas, mas também no crescimento da rentabilidade da marca para a companhia.

Fontes: Nielsen e Millward Brown

 

Nova campanha e Kaiser Barril surpreendem consumidores

Os dados de mercado indicam que a estratégia de reformulação completa de Kaiser foi bem sucedida. Após a sua aquisição por parte da Cervejaria HEINEKEN, o padrão de qualidade de Kaiser passou a ser o da Cervejaria holandesa. Hoje, desde sua fermentação até a etapa de envase, Kaiser passa por mais de 850 pontos de checagem, que avaliam se a Cerveja está apta ou não para chegar aos pontos de venda.

Um dos maiores desafios para HEINEKEN, após a compra da Kaiser, foi mostrar aos consumidores que a cerveja estava mais saborosa e com mais qualidade. A estratégia utilizada pela HEINEKEN foi de “lançar” uma cerveja misteriosa nos pontos de venda, onde as pessoas eram convidadas a degustar a bebida. “Nosso objetivo era fazer o consumidor se apaixonar, mesmo às escuras, por algo que a Cervejaria HEINEKEN está cuidando com todo o carinho e know how que só ela tem. Livre de rótulos e preconceitos, nós queríamos mostrar o que é uma cerveja de verdade”, explica Mariana.

Para reforçar ainda mais o novo padrão de qualidade, a marca lançou recentemente a Kaiser Barril, produto inovador no mercado brasileiro que possui tecnologia patenteada pela Cervejaria HEINEKEN. A Kaiser foi a primeira marca estrangeira da companhia escolhida para lançar essa embalagem fora da Europa. O diferencial do barril é que a cerveja é tirada sob pressão, até o último copo, por meio de um cartucho interno com CO2 que deixa o líquido mais cremoso, como se tivesse saído direto da chopeira de um bar.

 

Marca passa a investir mais em ações interativas

Recentemente lançada, a página de Kaiser no facebook já tem mais de 270 mil fãs em apenas seis meses. A Fan Page tem um conteúdo específico e diferente para cada região, buscando abastecer os consumidores de informações sobre as plataformas da marca, lançamentos, ações diferenciadas e iniciar uma conversa mais próxima com eles.

Ações com o futebol também tiveram destaque após o relançamento da cerveja. Há 15 anos, a Kaiser organiza e patrocina o principal campeonato de futebol amador do Brasil: a Copa Kaiser. Na edição 2012, o campeonato, que já revelou talentos como Ricardo Oliveira, Kleber Pereira, Zé Roberto, Serginho Chulapa, César Sampaio e Leandro Damião, trouxe novidades que colocam os jogadores como as verdadeiras estrelas do campeonato.

Para alcançar o objetivo de dar uma experiência de campeonato profissional aos jogadores da Copa Kaiser, houve durante todo o ano cobertura dos jogos em um grande portal nacional, sendo a página da Copa a quinta mais acessada deste site, ficando atrás somente do campeonato Brasileiro, da Copa Libertadores e dos Estaduais Paulista e Carioca. Outra novidade de 2012 que traz o verniz de campeonato profissional para a Copa Kaiser será a realização da final deste ano no Estádio do Pacaembu, com público esperado de 20 mil torcedores.

Neste jogo histórico, além de buscar o recorde de maior torcida de futebol amador do país (segundo o Rank Brasil), o evento contará com a presença de Mano Menezes, o atual técnico da seleção brasileira, além de transmissão ao vivo pelo portal Terra com narração de Domenico Gatto, Felipe Andreoli e Kiko Zambianchi.

Sobre a Heineken Brasil - A Cervejaria HEINEKEN  foi  criada formalmente no Brasil em maio de 2010, após  a  aquisição  da  divisão  de  cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da HEINEKEN NV, uma das maiores cervejarias do mundo.

No país, a empresa gera cerca de 2,3 mil empregos e possui oito cervejarias localizadas  em  Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR),  Cuiabá  (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 20 milhões de hectolitros. São produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Kaiser, Heineken, Bavaria, SOL,  Xingu,  Sol  Premium,  Summer,  Kaiser  Bock,  Gold, Bavaria Premium, Bavaria sem álcool e Santa Cerva. A companhia importa ainda as cervejas Desperados, Dos Equis, do México,  Amstel  Pulse,  da  Holanda, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss,  da Áustria, Murphy’sIrishStout e Murphy’sIrishRed, ambas da Irlanda.

Marca de cerveja Premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está  presente em quase todos os países. A HEINEKEN International é a maior cervejaria da  Europa,  segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume.  A HEINEKEN  opera 140 cervejarias em mais de 70 países, e em 2011 vendeu 214 milhões de hectolitros.

 

Informações atualizadas estão  disponíveis  na  homepage  da  Cervejaria

HEINEKEN: http://www.heinekenbrasil.com.br

 

Informações adicionais:

http://www.theHEINEKENcompany.com e http://www.enjoyheinekenresponsibly.com


1610

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */