A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, anunciou no dia 18 de outubro, em apresentação transmitida para toda a força de trabalho, as etapas de implementação do Programa de Otimização de Custos Operacionais (Procop). Um dos programas estruturantes do Plano de Negócios e Gestão 2012-2016 (PNG 2012-2016), o Procop busca identificar oportunidades de redução de custo com impacto relevante e contínuo nas operações da Companhia.
A apresentação foi acompanhada por todos os diretores da Petrobras, e os presidentes da Transpetro, Sergio Machado, da Petrobras Distribuidora, Jose Lima de Andrade Netto, e da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.
Graça Foster explicou que as ações do Procop visam alcançar três objetivos principais: no plano financeiro, aumentar a geração de caixa no horizonte do PNG 2012-2016; no plano operacional, aumentar a produtividade de suas atividades a partir de benchmarks internos e externos; e no plano organizacional, reforçar modelo de gestão voltado para a eficiência em custos.
O programa inclui as atividades no Brasil, nas áreas de Exploração e Produção, Abastecimento e Gás e Energia, também atuando nos processos de suporte às operações, como suprimento de materiais, estoque de peças e combustíveis e tecnologia da informação.
A base da operação é apontada como o principal potencial para se gerar ganhos de otimização, através da priorização de atividades, produtividade e redução dos custos unitários, com poder de alterar estruturas nas atividades da Companhia.
Três fases
Em sua apresentação, a presidente informou aos trabalhadores, e ao corpo gerencial da Companhia, que a etapa atual do programa foi dividida em três fases, com inicio em junho deste ano, e conclusão em dezembro próximo, quando serão consolidadas as metas, anunciados os responsáveis pelas áreas e os marcos de cada iniciativa.
Na fase 1, do total de R$ 199 bilhões que constituíram a base de custos do produto vendido e despesas operacionais incorridas pela Companhia em
Como resultado das análises realizadas, foram identificadas 28 oportunidades de otimização com potencial de redução de custos relevante ao longo dos próximos anos. Essas oportunidades se basearam em comparações entre o desempenho de cada ativo com outros similares e mais eficientes atualmente em operação na empresa e/ou na indústria. A expectativa é que as metas do Procop sejam divulgadas em dezembro deste ano e que a implementação das iniciativas identificadas ocorra a partir de janeiro de 2013.
898 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090