Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Empresas

Coca-Cola FEMSA mobiliza voluntários para coleta na lagoa da Pampulha e bacia do ribeirão do Onça

18/09/2012

Pela 10ª vez, Belo Horizonte foi palco de uma ação de coleta de resíduos em cursos d’água da cidade. A iniciativa de responsabilidade, mobilização e educação ambiental foi realizada no sábado (15 de setembro), na orla da Lagoa da Pampulha e na bacia hidrográfica do Ribeirão do Onça. Na ocasião, cerca de 2 mil pessoas realizaram a coleta de 268 kg de resíduos no entorno de nascentes, córregos, ribeirões e lagoas da capital mineira. Além disso, participaram de ações de conscientização e assistiram a apresentações culturais gratuitas.

Contribuíram com a iniciativa estudantes, voluntários e professores de 17 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Antes do evento, os alunos realizaram um circuito na bacia da Pampulha e trabalharam temáticas envolvendo a água e seus problemas. Para esse trabalho, foram utilizados materiais didáticos específicos, fornecidos pelo Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça e pelo Projeto Manuelzão. Após o evento, as atividades continuam a ocorrer nas escolas e, no dia 30 de novembro, os resultados da ação serão apresentados em um seminário sobre a lagoa, no qual estarão presentes todas as instituições de ensino da região.
O objetivo, além de contribuir para a limpeza dos cursos d’água, é entender a origem e as causas do acúmulo de lixo nestas bacias e lagoas. Segundo os coordenadores do Programa Pampulha Viva, a meta é ampliar a mobilização acerca da importância e necessidade de um envolvimento mais ativo no evento e demais atividades do Programa, um comprometimento com a educação ambiental, uma reflexão crítica da questão e das ações dos órgãos competentes procurando discutir e opinar sobre os projetos a serem implantados na cidade e região metropolitana.
Na capital mineira, o programa é promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil, sendo coordenado por integrantes de núcleos do Projeto Manuelzão/UFMG e integra uma das várias ações desenvolvidas ao longo do semestre pelos Núcleos Manuelzão junto às escolas participantes. Além disso, a atividade conta com o apoio de parceiros como a UFMG, o Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, Sub-Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça, Somos Pampulha, a Associação de Trabalhadores em Materiais Recicláveis da Pampulha (Astemarp), os Núcleos Integrados Cascatinha, Brejinho e Engenho Nogueira, Núcleo OBA Pampulha, Núcleo João Gomes, Núcleo Cachoeirinha, Padaria Ping Pão, Express Vans, Jornal Caiçaras, Empresas Saritur e São Geraldo/Gontijo, Copasa, Padaria Bonanza, o Instituto Educacional Belo Horizonte e as prefeituras de Contagem e Belo Horizonte. Em Minas, a Coca-Cola FEMSA Brasil e seus parceiros fornecem camisetas, luvas, crachás, material de apoio e toda a infraestrutura para a realização das atividades de coleta.
Segundo Andrea Souza Silva, gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, a atividade tem como objetivo conscientizar a população local. "A intenção é mostrar a grande quantidade de lixo que é jogada ao redor da lagoa e, com isso, contribuir para sensibilizar e incentivar a população para que não haja despejo de resíduos no local", afirma.
858

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */