O tradicional transporte ferroviário está se modernizando, seja no cenário urbano ou no intermunicipal. Em várias rotas ao redor do mundo os trens regionais e os de alta velocidade ganham espaço. Com esse enfoque, a Siemens mostra, em uma abordagem interativa e dinâmica, soluções e produtos para o transporte regional e urbano sobre trilhos durante a 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. A empresa tem contribuído para implantar e atualizar sistemas de trens regionais e de alta velocidade em diversas partes do mundo e o amplo portfólio inclui desde fornecimento de veículos para metrôs e ferrovias até modernos sistemas de automação ferroviária e de suprimento de energia elétrica de tração, além de expertise diferenciada e sistemas inteligentes que aliam segurança, conforto e eficiência energética. O evento é promovido pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) e ocorre de
Entre os destaques da Siemens para o evento está o trem regional Desiro ML (Main Line), produto da tradicional família Desiro, concebida para o transporte de passageiros em média e longa distâncias com rapidez e conforto. Com avançada tecnologia, o Desiro ML oferece alta flexibilidade operacional, confiabilidade e custo de ciclo de vida reduzido. Dependendo da configuração e necessidade, pode atingir velocidades entre
Pioneira no desenvolvimento de soluções metroferroviárias de longa distância, a Siemens conta ainda com tecnologias baseadas no padrão European Train Control System (ETCS) para trens regionais e de alta velocidade que permitem o tráfego entre trens de diferentes empresas em uma mesma malha ferroviária. O sistema Trainguard ETCS está entre as soluções apresentadas pela empresa no evento. Ele permite a configuração de diferentes níveis de controle, capaz de fornecer a tecnologia completa e as soluções mais seguras de ETCS. O sistema já é utilizado na sinalização de trens para diversos países da Europa, além da Argélia, Austrália, China e Arábia Saudita.
Ainda com foco em trens regionais, a Siemens desenvolve sistemas de eletrificação que podem ser customizados de acordo com o projeto, utilizando a tradicional tensão de 25 kVca, amplamente difundida na Europa ou atendendo outras necessidades especificas. Conversores de frequência e sistemas de proteção e controle também fazem parte do portfólio da Siemens. O conversor Sitras SFC plus, um dos diferenciais da Siemens, representa uma evolução do ponto de vista de eficiência energética, permitindo até 25% menos perdas de energia ao longo da linha, o que se traduz em menor consumo e redução da emissão de CO2.
Além das soluções e produtos para o transporte público de passageiros sobre trilhos, a Siemens oferece aos visitantes da feira a oportunidade de participarem de um jogo interativo que apresenta os desafios enfrentados pelas cidades ao redor do mundo, apresentando alternativas para torná-las mais duradouras e com mais qualidade de vida à população. No estande da empresa, “tablets” com a cidade virtual da Siemens e suas soluções para mobilidade urbana também estarão à disposição do público.
“Hoje, mais de 40 projetos simultâneos em todo o mundo evidenciam a experiência da Siemens em soluções completas de transporte metroferroviário. Muitos são os desafios na área de mobilidade urbana quando falamos no desenvolvimento das cidades, e a Siemens conta com equipamentos e sistemas reconhecidos internacionalmente e que podem oferecer à população um transporte ainda mais seguro, confortável e com soluções ambientalmente corretas”, afirma Yuri Sanches, diretor das Divisões Rail Systems, Mobility & Logistics da Siemens no Brasil.
Palestra Siemens
Durante a 18ª Semana, especialistas da Siemens participarão de palestras organizadas pela AEAMESP. Na quinta-feira, em 13 de setembro, a partir das 15h30, Rodrigo Resende (Engenheiro de Vendas de Rail Eletrification), Caio Luchesi (Engenheiro de Vendas de Rail Systems) e Rodrigo Calió (Desenvolvimento de Negócios de Rail Automation) falarão sobre as soluções sustentáveis que tornam a mobilidade mais eficiente e facilitam a integração com outras cidades, com destaque aos trens regionais e sistemas associados desenvolvidos pela empresa.
Ainda na área de mobilidade urbana, as soluções e equipamentos da Siemens podem ser encontrados na modernização dos trens da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, na implementação do sistema driverless na Linha-4 Amarela - operado pela concessionária ViaQuatro-, no fornecimento de sistemas de energia para a Linha-2 Verde e quatro linhas da CPTM.
695 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090