Pela primeira vez no Rio de Janeiro e terceiro ano no Brasil, a Philips, empresa de saúde e bem-estar, traz um grupo de vinte executivos para realizar trabalho voluntário na comunidade do Chapéu da Mangueira e Babilônia. Metade dos volunturistas é da Europa, África e Índia e os demais do Brasil. Este é um programa global de responsabilidade social e voluntariado da Philips, que também acontece na China.
O projeto faz parte de um programa global de responsabilidade social chamado Fal@ndo em Bem-Estar, que tem como objetivo melhorar a capacidade das crianças e adolescentes de preservarem a saúde e qualidade de vida. A iniciativa contempla orientações sobre hábitos saudáveis, importância do exercício físico, orientação sexual e prevenção de DST, entre outros temas. As ações acontecem em escolas públicas, onde voluntários capacitados aplicam dinâmicas para informar e sensibilizar os alunos, e são adaptadas por faixas etárias.
Cada país adapta o material de acordo com a sua realidade, mas sempre com os mesmos assuntos: luz, movimento (atividade física), sorriso (saúde bucal), água, ar, Terra. Uma ação do projeto, por exemplo, é a troca de lâmpadas em algumas escolas, melhorando a iluminação das salas de aula, o que interfere diretamente no bem-estar e na concentração dos alunos durante o aprendizado.
A iniciativa também visa que as crianças e jovens da comunidade troquem experiências com o grupo de estrangeiros e aprendam sobre a cultura de outros países. “Para que os ‘volunturistas’ estrangeiros consigam se comunicar com a comunidade, cada um deles é acompanhado por um Buddie, executivo brasileiro que fica responsável por traduzir a conversação”, explica Márcio Quintino, diretor de sustentabilidade da Philips Brasil.
Para esta edição do programa, a empresa teve 57 funcionários inscritos para 20 vagas abertas. Desde 2010, o programa já contou com o envolvimento de mais de 1.000 funcionários, que levaram informações sobre saúde e qualidade de vida para mais de 8.000 crianças e adolescentes em 27 escolas nos municípios de São Paulo, Manaus, Varginha, Lagoa Santa, Santana de Parnaíba e Barueri. Na última edição, cerca de 280 crianças e adolescentes foram beneficiados e a previsão é de que 400 pessoas sejam favorecidas este ano. Além dos estudantes, os parentes também participam do programa recebendo dicas de como economizar com as despesas do lar, trocando, por exemplo, as lâmpadas de casa por novos modelos que tem maior índice de eficiência energética.
O programa acontece hoje na Escola Municipal São Tomás de Aquino que atende às comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia e possui 800 alunos.
632 < Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090