A Dell é a quinta melhor empresa para trabalhar do setor de TI e Telecom do Brasil, segundo a pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work, divulgada nesta semana. A companhia também recebeu um prêmio especial como a Melhor Empresa do segmento nas práticas de Inspirar, Falar e Escutar.
Os destaques da Dell no prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar em TI e Telecom do Brasil estão amparados em uma filosofia de trabalho que prioriza a opinião das pessoas que fazem o cotidiano da empresa e em uma política de inclusão e apoio à diversidade, que faz parte do DNA da empresa no Brasil e no mundo.
“Temos um modelo de relacionamento com os funcionários, no qual valorizamos um diálogo direto e aberto, para que as pessoas se sintam à vontade para se posicionar e contribuir,” descreve Paulo Amorim, diretor-executivo de RH da Dell para América Latina. De acordo com Amorim, a ênfase na participação do colaborador existe desde a gênese da empresa e permeia todas as ações da organização.
Entre as ações da Dell para estimular esse diálogo com os funcionários está o Tell Dell, que é uma pesquisa propondo uma análise do ambiente de trabalho por parte dos empregados da empresa. Também são realizados encontros trimestrais por telefone, nos quais o presidente, o diretor de RH e o diretor de vendas da Dell apresentam para todos os funcionários da empresa estratégias, assim como respondem dúvidas e recebem sugestões. A empresa conta ainda com um 0800, batizado de Conexão Ética, no qual os profissionais podem reportar desvios de comportamento, que são analisados por um comitê independente, do qual faz parte o CEO da companhia, Michael Dell.
Outro diferencial da Dell em relação à gestão de pessoas está nas ações voltadas a promover o apoio à diversidade e inclusão. Para isso, a empresa mantém seis grupos, entre os quais se destacam o Pride, que discute questões relacionadas à orientação sexual e formas de criar um ambiente de respeito na organização, o True Ability, voltado a debater soluções de inclusão para portadores de deficiência, e o Wise, que têm como intuito promover o desenvolvimento e a excelência profissional das mulheres no ambiente profissional. “Preparamos um ambiente que sirva de inspiração dentro e fora da empresa,” conclui o diretor executivo de RH da Dell.
1947