Inaugurada oficialmente em 20 de julho de 2000, a unidade gaúcha da GM é considerada uma referência de operação na produção de veículos, na qual, juntamente com outras 19 empresas sistemistas que compõem o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (Ciag), desenvolve uma cadeia produtiva única, modelo em áreas como sustentabilidade, qualidade e manufatura.
“Gravataí tem registrado marcas excelentes em sua trajetória. Trata-se de uma fábrica jovem com vocação para crescer. Com sua ampliação e modernização, certamente os próximos anos serão de resultados ainda mais expressivos”, destaca a presidente da GM do Brasil, Grace Lieblein.
Com produção atual de 930 veículos/dia em dois turnos de trabalho, a GM Gravataí bateu recordes ao longo destes 12 anos. Hoje, são pouco mais de 1,5 milhão de unidades produzidas do Chevrolet Celta e pouco menos de 400 mil do Chevrolet Prisma, dois dos veículos mais vendidos pela marca no Brasil. A marca de produção dos 1,9 milhão de unidades ocorreu na última segunda-feira (16/07/2012), com a montagem de um Chevrolet Celta.
Fábrica passa por expansão
Desde junho de 2010 a fábrica da GM de Gravataí passa por processo de expansão relativo ao Projeto Onix, que resultará no lançamento de dois veículos. As obras civis já concluídas adicionaram 74 mil novos metros quadrados de área construída à unidade, aos antigos 216 mil metros quadrados. Atualmente a fábrica passa por processo de adaptação de linhas, recebimentos de novos equipamentos e validação de produtos. Até o final do processo, terão sido gerados cerca de mil novos postos de trabalho.
Para o vice-presidente da GM do Brasil, Marcos Munhoz, o crescimento da unidade gaúcha está perfeitamente alinhado com a expectativa que a empresa teve quando decidiu iniciar a operação do Rio Grande do Sul. “Essa é uma unidade que foi projetada com a convicção de que se tornaria um ponto estratégico para a GM no Brasil e no Mundo. Com a qualidade da mão-de-obra e da infra-estrutura que o estado nos proporciona, tanto na questão dos profissionais quanto das empresas que participam da operação, temos tido resultados que nos permitem crescer cada vez mais. E é o que está acontecendo”, avalia Munhoz.
O investimento de R$ 1,4 bilhão do projeto Onix empregado na adequação e na modernização da linha de montagem da unidade gaúcha visa à produção de dois novos modelos integrantes da família de veículos Onix, destinados ao mercado brasileiro e eventualmente à exportação, além da ampliação da atual capacidade instalada de 230 mil unidades/ano para até 380 mil unidades/ano.
O valor destinado à Gravataí está inserido em um montante superior a R$ 5 bilhões que a empresa investe desde 2008, do programa quinquenal daquele ano até o final de 2012, o qual tem permitido a renovação da linha de veículos Chevrolet até o final deste ano; a modernização das fábricas e o aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros.
827