O Grupo Roca tem atingido seus objetivos de crescimento e rentabilidade devido ao grande esforço de gestão com foco nos mercados emergentes. Desta maneira, foi possível superar a retração das economias espanhola e portuguesa, e também a fraca atuação da Europa Central, mercados com volumes representativos e onde era possível obter uma significativa margem comercial.
Dados mais importantes: aumento no faturamento e no lucro
·O Grupo Roca alcançou em 2011 um faturamento líquido de 1,551 bilhões de euros, o que representa um incremento de 3,5% em relação ao resultado de 2010.
·O EBITDA chegou a 214 milhões de euros e representa 13,8% do valor total dos negócios.
·O resultado líquido consolidado para o exercício de 2011 apresentou um lucro de 20 milhões de euros, superando os 19 milhões registrados em 2010.
Evolução por mercado: Brasil, o novo principal mercado do Grupo
·O aumento no faturamento deve-se principalmente ao crescimento dos “BRIC´s” (Brasil, Rússia, Índia e China), que já respondem por 40% do volume de negócios do Grupo.
·O Brasil se tornou o primeiro mercado do Grupo em volume, com um faturamento de 319,3 milhões de euros (+15,8% em relação a 2010) superando, pela primeira vez, a Espanha, onde a queda na economia e a paralisação do setor de construção civil provocaram nova retração nas vendas, da ordem de 14,5%.
·Destaca-se também, no volume de negócios, a incorporação do grupo russo Akvaton, adquirido em 2011, e especializado na fabricação de móveis para salas de banho, assim como, o bom resultado das operações na Argentina e em alguns mercados europeus, como Alemanha, Reino Unido, Áustria e países nórdicos.
Foco na ampliação e diversificação da oferta de produtos
·Os maiores investimentos realizados pelo Grupo em 2011 tiveram como objetivo consolidar sua posição de liderança nas principais economias emergentes, aumentando sua participação no mercado. Além da aquisição das operações do grupo Akvaton (Rússia), podemos destacar também os projetos de ampliação da capacidade produtiva de diversas fábricas na Rússia, Brasil e Índia.
·Seguindo esta mesma linha, o Grupo vem realizando um grande esforço na ampliação e diversificação de sua gama de produtos, tanto através da otimização de sua capacidade produtiva e logística, como na aplicação de um novo modelo de gestão para seu portfólio de marcas.
·No Brasil, o Grupo Roca conta com um amplo portfólio de marcas, cobrindo toda gama de produtos para salas de banho: Laufen e Roca no segmento premium, Celite e Incepa no médio luxo e Logasa no segmento popular.
“Atualmente, o Brasil é o primeiro mercado do Grupo em vendas. O bom comportamento do mercado interno e o forte crescimento do setor de construção civil permitiram registrar um importante aumento no faturamento este ano. Nossa prioridade para o mercado brasileiro é ampliar a oferta de produtos com outros itens da sala de banho, como metais, móveis e acessórios, e também aproveitar as oportunidades de negócio junto ao consumidor que realiza a aquisição do seu 1º imóvel. O Grupo Roca é a única marca que oferece soluções completas para a sala de banho.” declara Joan Jordá, presidente da Roca Brasil.
2274