O estilo competitivo da Ambev e a visão socioambiental e de sustentabilidade da Natura têm algumas coisas em comum: a solidez da cultura organizacional e o investimento consistente em práticas de Liderança. A constatação é da pesquisa ‘As Melhores em Liderança – Top Companies for Leaders’ na América Latina, realizada pela Aon Hewitt em parceria com as revistas Época Negócios, no Brasil, Fortune, e com o Grupo RBL, no mundo.
Na categoria ‘Empresas Locais’, além da Natura e Ambev, do Brasil, o ranking teve Bancolombia, Walmart de México y Centroamérica, e outra brasileira, a WEG. Na categoria ‘Subsidiárias’, Unilever Brasil, Procter & Gamble Brasil, Dow Brasil, Grupo Financiero Scotiabank México e GE Appliances (Porto Rico).
A Natura foi a única empresa brasileira a figurar no ranking mundial, liderado pela IBM. Ficou em 13º lugar, à frente de gigantescas corporações como 3M, L’Oréal, Unilever, Siemens AG e Intel.
“O fato de termos duas companhias com perfis tão diferentes no topo do estudo demonstra que liderança é necessária em todo o tipo de empresa. E que todas as organizações que gerenciam bem a identificação, seleção, desenvolvimento e retenção de líderes estarão sempre entre as mais bem-sucedidas”, analisa Thais Blanco, vice-presidente de Consultoria
Segundo a executiva, a pesquisa demonstra que o crescimento do Brasil e o destaque obtido pelo país na economia mundial não podem ser vistos isoladamente do processo de desenvolvimento dos recursos humanos. “Sem bons profissionais, não há economia que decole. Sem lideranças, nenhum crescimento é sustentável”, sustenta Thais Blanco.
Metodologia
O levantamento bienal é feito pela Aon Hewitt, com a participação de empresas de todo o mundo, divididas por regiões – América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa. Do atual estudo participaram 478 empresas, sendo 45 do Brasil.
As empresas responderam a um questionário com questões sobre atração e retenção de líderes; consistência dos processos de formação e desenvolvimento; práticas de recompensa e reconhecimento; identificação de high performance; gestão da marca em liderança etc. As selecionadas foram para uma segunda etapa, na qual consultores entrevistaram o presidente, VPs e diretores de RH e executivos de linha, com o objetivo de avaliar qualitativamente suas práticas e analisar consistência. Após esta fase, relatórios com os dados coletados foram discutidos por um comitê de jurados independentes, representados por acadêmicos e profissionais da área do Brasil, México e Argentina.
América Latina
Melhores
1. Natura (Brasil)
1. Ambev (Brasil)
2. Bancolombia
3. Walmart de México y Centroamérica
4. WEG (Brasil)
Melhores
1. Unilever Brasil
2. Procter & Gamble Brasil
3. Dow Brasil
4. Grupo Financiero Scotiabank México
5. GE Appliances (Porto Rico)
No Mundo
1. IBM
2. General Mills
3. Procter & Gamble
4. Aditya Birla
5. Colgate-Palmolive
6.
7. ICICI Bank
8. McDonald’s
9. Whirpool Corporation
10. PepsiCo
11. General Electric
12. BBVA
13. Natura
14. Deere & Company
15. 3M
16. Eli Lilly
17. McKinsey
18. L’Oréal
19. Unilever
20. Siemens AG
21. Intel Corporation
25. Novartis
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090