A Vale iniciou este mês novas oficinas temáticas educacionais em comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás. O trabalho é parte das ações socioambientais do Programa Capacitação Logística Norte (CLN), responsável pelas obras de expansão do Terminal Portuário de Ponta da Madeira (TPPM) e da Estrada de Ferro Carajás (EFC). O objetivo é contribuir na preparação de lideranças comunitárias para a mobilização em suas comunidades sobre educação ambiental. As oficinas também incluem temas importantes como educação para o trânsito, defesa dos direitos do cidadão, promoção da saúde e o combate à violência e a exploração sexual infanto-juvenil.
O trabalho de sensibilização e conscietização das lideranças comunitárias, que se estenderá até junho, acontece nas próprias comunidades por meio de treinamentos, palestras e dinâmicas que envolvem a criação de ditados populares, produção de fotos e vídeos e performances teatrais. As oficinas são realizadas também com os colaboradores dos canteiros de obras da ferrovia. Mais de 30 comunidades localizadas em Açailândia, Bom Jesus das Selvas, Santa Rita, Itapecuru Mirim, Alto Alegre do Pindaré e São Luís participarão das turmas. Todas as comunidades integram os municípios situados na área de abrangência da expansão da EFC, dentro do Programa CLN.
Por meio desta iniciativa foram realizadas no ano passado, de setembro a dezembro, oficinas em 48 comunidades - incluindo quilombolas e assentamentos - de Anajatuba, Santa Rita, Itapecuru, Bom Jesus das Selvas e Açailândia. Mais de 4.100 pessoas foram envolvidas nas ações. A programação é realizada a cada semestre durante todo o período de implantação do projeto de expansão da ferrovia.
Conscientização
As atividades são executadas pela Amplo Engenharia e Gestão de Projetos LTDA e pela Oficina de Imagens em parceria com o poder público e sociedade civil organizada. As comunidades participantes são estimuladas a aprender sobre a importância da preservação dos recursos naturais, proteção da fauna e da flora, conservação e importância dos mananciais, combate às queimadas, endemias, pragas e doenças. Em relação à Segurança, as comunidades tratam de questões como a proteção à criança, adolescente, mulheres e idosos e prevenção às drogas.
A programação envolve também a mobilização em escolas públicas, por meio de blitz educativas, para promover discussões sobre educação para o trânsito no sentido de conscientizar crianças e jovens a adotarem condutas seguras em ruas, estradas e ferrovia. Os participantes são estimulados a debater sobre o comportamento de motoristas, ciclistas e pedestres e a aprender dicas de como prevenir acidentes.
Como parte das discussões sobre educação sexual e promoção da saúde, as ações são desenvolvidas pelas entidades e organizações da sociedade civil e do poder público que atuam na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes. As ações vêm capacitando lideranças e jovens das comunidades no sentido de contribuir para o desenvolvimento da sexualidade de forma segura e protegida.
< Voltar
Outras notícias recentes
12/05/2016 - Aberje recebe primeira indicação para o Prêmio Luiz Beltrão
11/05/2016 - Fernando Palacios: Storytelling é a melhor forma de personificar a marca em um personagem
09/05/2016 - Facebook é a rede social mais utilizada para buscar vagas de estágio, aponta pesquisa
09/05/2016 - Paulo Nassar é nomeado conselheiro da Fundação Padre Anchieta
05/05/2016 - Seminário discute o futuro do storytelling
O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996
Sobre a Aberje |
Cursos |
Eventos |
Comitês |
Prêmio |
Associe-se |
Diretoria |
Fale conosco
Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090