Busca avançada                              |                                                        |                            linguagem PT EN                      |     cadastre-se  

Itaú

HOME >> ACERVO ONLINE >> NOTÍCIAS >> >Empresas

BASF e Philips são os primeiros a desenvolver iluminação OLED em teto de carro

26/01/2012

A BASF e a Philips inovaram no desenvolvimento da tecnologia OLED - luz orgânica com emissão de diodo - permitindo que ele seja integrado nos tetos dos carros. As OLEDs são transparentes quando desligadas, permitindo uma visão clara fora do veículo, e ainda fornecem luz interna quando ligadas. Este conceito de iluminação é o resultado de uma longa cooperação entre a BASF e a Philips na pesquisa e desenvolvimento de módulos de OLED.

Além de oferecer designs completamente novos, o conceito da luz OLED transparente também permite novas abordagens na engenharia automotiva.

“Ao mesmo tempo que gera energia durante o dia e ilumina com luz transparente à noite, a OLED permite que o motorista tenha uma sensação de estar ao ar livre”, afirma Dr. Felix Görth, Resposável por OLED e Orgânicos Fotovoltaicos da área de Negócios Futuros da BASF SE.

"Esse projeto fornece inúmeras possibilidades com OLEDs e ilustra o potencial da tecnologia OLED Philips Lumiblade para potencializar a criação de aplicações inovadoras de iluminação que melhoram a vida das pessoas", acrescenta Dr. Dietrich Bertram, Gerente Geral de OLED da Philips Lighting.

A BASF e a Philips têm cooperado estreitamente desde 2006, dentro do OLED 2015, uma iniciativa do Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF). A BASF desenvolve materiais orgânicos, como pigmentos, utilizados no desenvolvimento e fabricação de OLEDs pela Philips.

OLED - Uma revolução na iluminação

A tecnologia OLED oferece a vantagem de alta eficiência energética, além de possibilitar novas opções para os designers. As fontes de luz OLED transparentes têm apenas 1,8 milímetros.

A iniciativa do BMBF na OLED 2015

Lançado em janeiro de 2010, o projeto "TOPAS 2012" (Thousand lumen Organic phosphorescent devices for Applications in lighting Systems) marca a segunda fase da iniciativa da BMBF na OLED 2015. "TOPAS", em português, refere-se a milhares de pontos de iluminação orgânicos e fosforescentes para diversas aplicações em sistemas de iluminação. Nesse projeto, a parceria focará no desenvolvimento de materiais inovadores e arquitetura de componentes, assim como uma nova produção de máquinas para soluções de iluminação com alta eficiência OLED.

Para mais informações, acesse: www.basf.com/news

626

O primeiro portal da Comunicação Empresarial Brasileira - Desde 1996

Sobre a Aberje   |   Cursos   |   Eventos   |   Comitês   |   Prêmio   |   Associe-se    |   Diretoria   |    Fale conosco

Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial ©1967 Todos os direitos reservados.
Rua Amália de Noronha, 151 - 6º andar - São Paulo/SP - (11) 5627-9090


/* */